Busca pela felicidade: 5 TEDs sobre o lado bom da vida

O que é felicidade para você? Talvez seja um momento com a família e amigos, uma boa música ou uma boa comida. No texto “O Relatório sobre Felicidade: O que podemos aprender com o Butão e a Finlândia”, trouxemos os resultados do World Happiness Report (“Relatório Mundial sobre Felicidade”, em tradução livre) e alguns ensinamentos dos países mais felizes. O texto a seguir é quase que um complemento do relatório. A diferença é que, desta vez, selecionamos cinco vídeos que contam histórias emocionantes e estudos que — por meio da ciência — buscam entender a felicidade. Em um momento em que tanto falamos sobre futuro, saúde mental e bem estar; esta seleção busca trazer ensinamentos e histórias de vida que nos fará pensar o que é felicidade.

A surpreendente ciência da felicidade

Neste TED de 2004, a pesquisadora cognitiva Nancy Etcoff olha para a felicidade; as maneiras que tentamos atingi-la e melhorá-la, a maneira como é conectada às nossas circunstâncias reais, e seu efeito sobre nossos corpos.

O homem mais feliz do mundo

Autoproclamado “homem mais feliz do mundo”, Eddie Jaku conta a sua história de amor e sobrevivência. Agora com 99 anos, Jaku foi um judeu que morava na Alemanha no início da Segunda Guerra Mundial. A história dele de sobrevivência estende-se por 12 anos, desde a ascensão de Hitler ao poder em 1933 até a libertação em 1945. Entre as dores da guerra, Jaku conta como sobreviveu e prometeu a si mesmo sorrir todos os dias.

Onde a alegria se esconde e como encontrá-la

Nesta palestra cativante, a designer Ingrid Fetell Lee mostra as raízes surpreendentemente tangíveis da alegria e como podemos encontrá-las e criar mais dela no mundo a nossa volta.

Minha filosofia para uma vida feliz

Sam Berns tem apenas 17 anos, mas sua aparência é de um senhor idoso. Diagnosticado com progeria, uma rara doença que leva ao envelhecimento precoce, nesta palestra inspiradora, realizada em 2013, ele compartilha sua filosofia para uma vida feliz; superando obstáculos com bom humor e leveza.

Do que é feita uma vida boa?

O que nos mantém felizes e saudáveis ao longo da vida? Se você pensa que é fama e dinheiro, você não está sozinho — mas, de acordo com o psiquiatra Robert Waldinger —, você está equivocado. Como diretor de um estudo que já dura 75 anos e busca acompanhar o desenvolvimento de adultos, Waldinger tem acesso sem precedentes a dados sobre a verdadeira felicidade e satisfação. Nesta palestra, ele compartilha três importantes lições aprendidas com o estudo, assim como alguns conhecimentos práticos e antiquíssimos sobre como construir uma vida longa.

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail