Nós passamos um terço de nossas vidas dormindo. Mas o que nós ganhamos com isso? E como poderíamos fazer com que nossa experiência com o sono fosse melhor?
Em “Sleeping With Science”, a nova série especial produzida pelo TED, o cientista do sono Matt Walker mostra os fatos e os segredos por trás de nosso sono noturno.
Confira todos os episódios – que possuem legendas em português disponíveis – a seguir:
Um passeio pelos estágios do sono
Você sabia que viajamos todas as noites depois de fecharmos os olhos? O cientista Matt Walker detalha a diferença entre o sono REM (movimento rápido dos olhos) e o sono não REM, o que ocorre durante cada estágio do sono e por que é importante obter o suficiente de ambos.
Como a cafeína e o álcool afetam o sono
A cafeína nos acorda, e o álcool nos faz cochilar, não é mesmo? Não é tão simples assim. Matt Walker nos mostra maneiras reveladoras pelas quais essas bebidas afetam a quantidade e a qualidade do nosso sono.
Hackeando a memória – com o sono
Todos nós já recebemos a recomendação de ter uma boa noite de sono antes de uma prova. Eis finalmente o motivo. Matt Walker explica como dormir o suficiente afeta o modo como o cérebro armazena e processa memórias.
Qual é a relação entre o sono e a doença de Alzheimer?
Não dormir o suficiente leva à doença de Alzheimer? Matt Walker explica a relação entre ambos – e como pesquisadores estão explorando o uso do sono para diminuir nossas chances de desenvolver essa doença.
Como o sono afeta nossas emoções
Não é apenas nossa imaginação. Ficamos mais irritados quando dormimos pouco. Matt Walker explica como nosso sono noturno afeta o centro emocional do cérebro e por que podemos pensar no sono como uma forma de primeiros socorros para nossos sentimentos.
Como o sono pode melhorar nossa imunidade
Uma das melhores coisas que podemos fazer para estimular nosso sistema imunológico é ir para a cama, diz Matt Walker. Pode até tornar a vacina contra a gripe mais eficaz!
De quantas horas de sono realmente precisamos?
Sabemos que precisamos dormir o suficiente, mas a pergunta permanece: quanto é o suficiente? Matt Walker nos diz a quantidade recomendada para adultos e explica por que ela é necessária para nossa saúde a longo prazo.
Seis dicas para dormir melhor
Além de adormecer rapidamente, você também quer continuar dormindo por mais tempo? Matt Walker explica como a temperatura do ambiente, a iluminação e outros fatores fáceis de serem ajustados podem preparar as condições para uma noite de sono melhor.
Leia também: “10 apps e ferramentas para usar em diferentes momentos do seu dia“