A ciência, os fatos e os segredos por trás do nosso sono noturno

Nós passamos um terço de nossas vidas dormindo. Mas o que nós ganhamos com isso? E como poderíamos fazer com que nossa experiência com o sono fosse melhor? 

Em “Sleeping With Science”, a nova série especial produzida pelo TED, o cientista do sono Matt Walker mostra os fatos e os segredos por trás de nosso sono noturno.

Confira todos os episódios – que possuem legendas em português disponíveis – a seguir:

Um passeio pelos estágios do sono

Você sabia que viajamos todas as noites depois de fecharmos os olhos? O cientista Matt Walker detalha a diferença entre o sono REM (movimento rápido dos olhos) e o sono não REM, o que ocorre durante cada estágio do sono e por que é importante obter o suficiente de ambos.

Como a cafeína e o álcool afetam o sono

A cafeína nos acorda, e o álcool nos faz cochilar, não é mesmo? Não é tão simples assim. Matt Walker nos mostra maneiras reveladoras pelas quais essas bebidas afetam a quantidade e a qualidade do nosso sono.

Hackeando a memória – com o sono

Todos nós já recebemos a recomendação de ter uma boa noite de sono antes de uma prova. Eis finalmente o motivo. Matt Walker explica como dormir o suficiente afeta o modo como o cérebro armazena e processa memórias.

Qual é a relação entre o sono e a doença de Alzheimer?

Não dormir o suficiente leva à doença de Alzheimer? Matt Walker explica a relação entre ambos – e como pesquisadores estão explorando o uso do sono para diminuir nossas chances de desenvolver essa doença.

Como o sono afeta nossas emoções

Não é apenas nossa imaginação. Ficamos mais irritados quando dormimos pouco. Matt Walker explica como nosso sono noturno afeta o centro emocional do cérebro e por que podemos pensar no sono como uma forma de primeiros socorros para nossos sentimentos.

Como o sono pode melhorar nossa imunidade

Uma das melhores coisas que podemos fazer para estimular nosso sistema imunológico é ir para a cama, diz Matt Walker. Pode até tornar a vacina contra a gripe mais eficaz!

De quantas horas de sono realmente precisamos?

Sabemos que precisamos dormir o suficiente, mas a pergunta permanece: quanto é o suficiente? Matt Walker nos diz a quantidade recomendada para adultos e explica por que ela é necessária para nossa saúde a longo prazo.

Seis dicas para dormir melhor

Além de adormecer rapidamente, você também quer continuar dormindo por mais tempo? Matt Walker explica como a temperatura do ambiente, a iluminação e outros fatores fáceis de serem ajustados podem preparar as condições para uma noite de sono melhor.


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