Projeto Post em Branco e reserva anunciam coleção “Saúde da Mente”

Projeto Post em Branco e reserva anunciam coleção “Saúde da Mente”

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade do mundo; são quase 20 milhões de cidadãos. O transtorno da ansiedade generalizada (TAG), segundo o manual de classificação de doenças mentais (DSM.IV), é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo e vem acompanhado por três ou mais dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono.

Para desmistificar este distúrbio e conscientizar as pessoas sobre os problemas da TAG, surgiu o projeto Post em Branco. Criado pelo publicitário Daniel Portuga, diagnosticado com o transtorno, diante de uma crise real de ansiedade, viu que tinha nas mãos uma ferramenta para jogar luz a um tema ainda pouco discutido e conhecido. Em 2020, em uma das piores crises que viveu — agravada pelo isolamento durante a epidemia do novo coronavírus —, criou um pedido de ajuda virtual.

Leia também: Pesquisadores desenvolvem wearable que identifica depressão e ansiedade em crianças

“Eu me vi trancado no meu apartamento em plena quarentena, solitário e completamente angustiado. Sem forças para pedir ajuda, mas ao mesmo tempo querendo sinalizar aos amigos que algo não estava bem, postei 227 posts em branco, sem nenhum texto, apenas o último post trazendo a palavra OUT”, conta, acrescentando que era para ser um pedido de ajuda, mas se tornou um experimento social.

Em conjunto com o publicitário Rodrigo Esteves, também diagnosticado com TAG, surgiu o projeto que se tornou uma ferramenta para que pessoas que sofrem de ansiedade possam chamar atenção em um momento de crise e receber apoio. Hoje, o projeto social e educativo está focado em ajudar a quebrar julgamentos em relação a diagnósticos relacionados à saúde mental.

A partir dessa experiência, Portuga decidiu ampliar o alcance do experimento social e abrir diálogos francos de maneira criativa. “No mundo inteiro, fashion e streetwear brands estão procurando uma conexão com a sociedade, desenvolvendo roupas relevantes que defendem a consciência da saúde mental e, com isso, criam conversas sinceras em torno da temática.

Foi pensando nesta proposta que surgiu colab com a Reserva, marca brasileira de vestuário. Uma coleção exclusiva, nomeada de “Saúde da Mente” e alusiva ao Janeiro Branco, para ajudar a quebrar os tabus associados à ansiedade.

A parceria criou camisetas que, além de terem um design moderno e minimalista, trazem mensagens inspiradas em situações cotidianas e sentimentos reais vivenciados por pessoas que sofrem com a ansiedade. É uma maneira totalmente inclusiva e criativa de trazer informação sobre o tema e pautar o assunto”, afirma Portuga.

Colab mostra que ansiedade é assunto sério

Segundo Isabel Marçal, cofundadora do Instituto Bem do Estar, a iniciativa é um convite para que a sociedade expanda a consciência sobre a saúde da mente, diminuindo o tabu que envolve as questões relacionadas ao tema. “Queremos desafiar o brasileiro a mudar o comportamento em relação à saúde da mente, colaborando para a prevenção de doenças psicológicas e contribuindo para uma sociedade mais consciente e saudável”, afirma.

Entre as camisetas produzidas pela parceria, um destaque é a anxiety is not mimimi (ansiedade não é mi-mi-mi, em livre tradução), que visa desconstruir o senso comum de que ansiedade é “frescura”, deixando clara a informação de que é necessário combater o preconceito, vestir com orgulho a causa e defender a correta classificação da ansiedade: um transtorno de saúde da mente). Além do modelo citado, o conjunto de camisetas traz as versões:

  • Log-off: Modelo que chama atenção para a relação entre potencialização da ansiedade pelas redes sociais, defendendo um detox para curtir, adequadamente, o agora;
  • anxiety relief. Press F:* As pressões cotidianas são gatilhos para crises de ansiedade, especialmente, porque não conseguimos dizer não; essa camiseta fala sobre o melhor remédio para a sobrecarga: aliviar a ansiedade passa por apertar o f**;
  • anxiety sucks: Embora alguns achem a ansiedade uma coisa normal, ela é um transtorno que precisa, muitas vezes, de tratamento médico e psicológico; a peça mostra que a ansiedade, na real, é “um saco!”;
  • 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10: Respira! Quando bate a ansiedade, as pessoas não conseguem pensar racionalmente, mas algumas estratégias podem ser respirar, meditar, desenvolver a paciência; essa camiseta faz o usuário se lembrar exatamente disso!;
  • Carregando: A peça lembra que somos feitos de energia, que é um bem finito; nas crises de ansiedade, esse gás acaba, e a melhor solução é dar um refresh, reiniciar o sistema operacional humano;
  • Reserva-se: Combater o preconceito contra a saúde mental é uma causa que merece ser defendida por todos; essa peça fala exatamente sobre essa militância.

As camisetas podem ser adquiridas a partir de hoje (26) exclusivamente pelo site da Reserva e todo lucro obtido com as vendas será revertido para o Instituto Bem do Estar, negócio social sem fins lucrativos.

Ouça também: Podcast #75: Zenklub e a importância da terapia em tempos turbulentos

Compartilhe esse artigo: