Conta, Mana: Iniciativa da Medley oferecerá ações suporte à saúde mental

Conta, Mana: Iniciativa da Medley oferecerá ações suporte à saúde mental

“Carga mental” é um termo usado para definir o trabalho invisível envolvido na gestão de uma casa e da família. A carga mental não diz respeito às tarefas físicas, mas sim à supervisão dessas tarefas. Infelizmente, é comum que esse trabalho cai sobre os ombros das mulheres, que são encarregadas de ter uma lista interminável de tarefas que se atualizam constantemente em sua cabeça, lembrando do que precisa ser feito e quando, delegando todas as tarefas aos membros da família e certificando-se de que realmente sejam feitas. O item de mercado que precisa ser comprado, a consulta médica que precisa ser agendada, o aniversário de um parente que precisa ser lembrado.

Além da carga mental, também é preciso lidar com uma série de questões que ainda existem nos dias de hoje, como assédio sexual, violência doméstica, desigualdade de gênero do trabalho e problemas apresentados em números:

  • Mulheres estão na linha de frente da saúde e do cuidado, mas seguem sozinhas, com pouco apoio e adoecendo;
  • 60% das mães afirmam sentir impactos da quarentena em sua saúde emocional;
  • Em média, os trabalhos remunerados exigem 40h semanais. Mas as mulheres que se dedicam aos cuidados domésticos não remunerados costumam trabalhar 61h semanais.

Em um cenário em que o bem-estar do outro muitas vezes é colocado como prioridade, muitas dessas mulheres enfrentam a “normalização” do cansaço, do “se sentir mal” sem saber o motivo e nem entender que a sobrecarga mental pode ser a responsável por desencadear desconfortos físicos e psicológicos.

Neste contexto, a farmacêutica Medley, em um projeto desenvolvido com parceria com o Atados Brasil e o Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio, apresenta o “Conta, Mana“, uma iniciativa que tem como objetivo debater sobre a saúde mental das mulheres partindo de um termo que muitas já usam e dominam: o bem-estar.

Por meio de debates que ocorrerão em diversas plataformas – como programas na TV na aberta, até conteúdos didáticos que estarão disponíveis no site oficial do projeto e nas redes sociais da campanha –, as mulheres poderão reconhecer e entender os benefícios e a importância de manterem a própria saúde mental em dia.

O “Conta, Mana” também conta com um time de embaixadoras que levantarão a bandeira da importância dos cuidados com o bem-estar mental e abrirão diálogos sobre o tema em suas redes sociais. São elas:

O “Conta, Mana” também terá uma parceria com o Mapa da Saúde Mental, idealizado pelo Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio. Por meio de uma ferramenta de geolocalização, a iniciativa, de acordo com a proximidade da residência, fornecerá orientação e assistência psicológica gratuitas às mulheres que precisarem, auxiliando e promovendo os cuidados necessários.

Outros conteúdos também estarão disponíveis no site oficial do “Conta, Mana!”, como podcasts, dicas de como melhorar o bem-estar mental, além de cards que poderão ser enviados via WhatsApp, ampliando a rede de conscientização.

“Para cada mulher que consegue identificar que precisa de ajuda devido à sobrecarga mental, outras estarão lá para apoiá-la, perpetuando essa rede de cuidado. Para nós, o acesso à saúde vai muito além do uso de medicamentos. Por isso, a campanha ‘Conta, Mana’ levará informação e amparo, de brasileira para brasileira, para garantir que todas possam cuidar de si mesmas e consigam desenvolver autoestima, empoderamento e, consequentemente, tenham acesso a uma vida mental mais saudável”, explica Denise Mello, diretora de marketing da Medley.

Medley | Conta, manaMedley | Conta, mana