A ciência do bem-estar: Um curso de Yale gratuito

Em 2018, Laurie Santos, professora de psicologia da Universidade Yale, lançou um curso sobre felicidade chamada “Psicologia e Vida Boa”.

Deixando de lado as concepções populares sobre o que faz as pessoas felizes, o conteúdo do curso combina psicologia positiva com aplicações da ciência do comportamento na vida real. A ideia principal é ajudar os alunos a entenderem quais são os hábitos que devem ser criados para fazer com que eles levem vidas verdadeiramente mais felizes e se sintam mais realizados.

O curso foi lançado nos EUA – país que ocupa a 18ª posição no Relatório Mundial de Felicidade de 2020 –, em uma das faculdades mais tradicionais do mundo – um relatório de 2013, do Conselho de Yale, também constatou que mais da metade dos estudantes de graduação procurou atendimento de saúde mental durante seu período na universidade.

E a resposta não poderia ser melhor: “Psicologia e Vida Boa” se tornou o curso mais popular já lecionado em Yale, uma universidade com mais de 300 anos de história. Enquanto, a maioria dos cursos de Yale não ultrapassavam a marca de 600 alunos, “Psicologia e Vida Boa” teve mais de 1.100 inscrições.

“Na realidade, muitos de nós estão ansiosos, estressados, infelizes, entorpecidos”, disse Alannah Maynez, de 19 anos, ao The New York Times. “O fato de uma aula como essa ter uma procura tão grande mostra como os alunos estão cansados de suprimir suas emoções – sejam elas positivas ou negativas –, para que possam se concentrar em seu trabalho, no próximo passo, na próxima conquista”.

Após muitos pedidos, Laurie Santos desenvolveu uma versão online de “Psicologia e Vida Boa”, chamada “A Ciência do Bem-Estar”; e, hoje, qualquer pessoa do mundo pode participar do curso de forma gratuita, através da Coursera, uma plataforma de estudos online.

O curso aborda os seguintes tópicos:

  • Equívocos sobre felicidade
  • Por que nossas expectativas são tão ruins?
  • Como podemos superar nossos preconceitos?
  • Coisas que realmente nos fazem felizes
  • Colocando estratégias em prática

Cada uma dessas partes conta com palestras em vídeo – gravados na casa de Laurie, para tornar a aula mais acolhedora e estimulante –, leituras opcionais e atividades diárias, com foco no desenvolvimento de hábitos mais felizes.


Para saber mais sobre o curso (disponível somente em inglês) e fazer sua inscrição, clique aqui.


Créditos: Imagem Destaque – Dani Llao Calvet / Shutterstock

 

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail