Neo: Máquina Nescafé Dolce Gusto com cápsula compostável é lançada do Brasil

Neo: Máquina Nescafé Dolce Gusto com cápsula compostável é lançada do Brasil

A Nescafé Dolce Gusto anunciou recentemente o lançamento da Neo, a próxima geração de máquinas e cápsulas de café da marca, com foco na sustentabilidade. Pela primeira vez na Nestlé, a linha de cápsulas de café da Neo é feita de papel compostável e usa 70% menos embalagem (por peso) do que as cápsulas atuais. Com seu novo sistema de café proprietário e patenteado, a Nestlé garante que a Neo oferece café de alta qualidade, em uma cápsula compostável, sem comprometer o sabor.

A tecnologia SmartBrew combina três métodos de preparo, permitindo que os consumidores faça café expresso, café americano e café coado, em uma única máquina. A Neo reconhece automaticamente a cápsula, adaptando o método de distribuição a cada café selecionado.

A Neo está sendo lançada apenas no Brasil este ano, mas a Nestlé já tem planos de expansão para mais países ao longo do tempo. As novas cápsulas de papel são inteiramente produzidas na fábrica da Nescafé Dolce Gusto em Montes Claros (MG). Além disso, o café que “recheia” essas cápsulas vem de fazendas do Cerrado Mineiro, do Sul de Minas e do Espírito Santo, e é 100% certificado por sistemas líderes no mundo para o cultivo e processamento sustentável de café.

As cápsulas de papel da Neo são certificadas para compostagem, tanto doméstica quanto industrial, pela TÜV Austria, um órgão de certificação internacional. As novas cápsulas são feitas de 1g de papel certificado pelos fornecedores do Forest Stewardship Council (FSC) e contam com um revestimento de biopolímero compostável — mais fino que um fio de cabelo humano — para ajudar a proteger a qualidade e o frescor do café da oxidação.

“Sempre que desenvolvemos um novo sistema, precisamos harmonizar seus três elementos-chave para o resultado perfeito na xícara: o produto, sua embalagem e a máquina,” conta Julia Lauricella, chefe do Centro Global de P&D para Sistemas e Máquinas de Café. “Nós selecionamos cuidadosamente o café e, juntamente com o Nestlé Institute of Packaging Sciences, escolhemos e projetamos a embalagem para protegê-lo. E então, desenvolvemos a máquina para garantir a sinergia perfeita durante a extração. Para a Neo, nossas equipes testaram mais de 200 novas estruturas de materiais antes de aperfeiçoar o cápsula à base de papel.”

Além do foco em sustentabilidade nas cápsulas, a própria máquina de café é feita de 50% de plástico reciclado (para peças que não entram em contato com alimentos), enquanto seu termo bloco (peça que aquece a água) é feito de 85% de alumínio reciclado. Além disso, a máquina foi desenvolvida para ser mais fácil de desmontar e reparar, com uma classificação de classe energética A++ e um modo ecológico de desativação.

A fábrica de Montes Claros, onde cápsulas de papel são inteiramente produzidas, é a primeira fábrica da Nestlé a receber a certificação interna de sustentabilidade “Triple Zero” da Nestlé para três dimensões: água, geração de resíduos e emissões de gases de efeito estufa. A Nestlé investirá mais de R$ 300 milhões na fábrica brasileira para apoiar o lançamento do Neo.

No momento, a Neo não está disponível para compra, mas é possível se cadastrar em uma “lista de espera” no site oficial da Nescafé Dolce Gusto. Para saber mais, clique aqui.

Nescafé Dolce Gusto NEO - Expert machine demoNescafé Dolce Gusto NEO – Expert machine demo
Compartilhe esse artigo: