Com serviço de refil, startup chilena incentiva reutilização de embalagens

O plástico de uso único é considerado um dos grandes vilões da luta contra o desperdício. Ele está em quase todos os lugares: na embalagem do produto de limpeza que você compra para a sua casa, da comida do seu cachorro e em seus produtos de higiene pessoal. E, por mais que se preocupar com o destino dessas embalagens e separar o lixo reciclável de sua casa seja importante, a verdade é que o ideal é que nós não precisássemos consumir tantos produtos que possuem embalagens de plástico de uso único.

Sabendo da existência desse problema, novos projetos vêm surgindo, com o objetivo de proporcionar ao consumidor uma forma mais sustentável de adquirir os produtos que já fazem parte de seu dia a dia. No podcast #59, conversamos com Marcelo Ebert, CEO da YVY — empresa de produtos de limpeza de origem natural –; sobre consumo consciente, inovação e o futuro do nosso cotidiano impactado pela pandemia. E hoje, você irá conhecer a Algramo, uma startup chilena, que usa triciclos elétricos equipados com estações de recarga de produtos (como sabão líquido para roupas, detergente para louças e comida para bichos de estimação).

Para utilizar o serviço da Algramo (que significa “por grama” em espanhol), o consumidor precisa apenas baixar o aplicativo (disponível para Android e iOS), fazer seu cadastro ou login e agendar sua entrega (e, sim, o triciclo vai até a casa dos clientes), indicando a quantidade de produto desejada. Não é necessário que os clientes comprem uma embalagem cheia de um determinado produto. Segundo a empresa, essa possibilidade permite que clientes que possuem uma renda mais baixa economizem em suas compras de produtos de uso diário, adquirindo apenas o que precisam e sem gastar mais por isso. Cada embalagem possui um código RFID, que dá descontos em compras futuras, criando um incentivo para os clientes usem a mesma embalagem sempre que forem fazer uma nova recarga.

Recentemente, o projeto ganhou uma nova localização: também é possível encontrar estações de recarga (no estilo de vending machines) da Algramo em Nova York (EUA), mais especificamente no Brooklyn Navy Yard e no Lower East Side. A Algramo planejava fazer o lançamento na cidade de Nova York apenas no final do ano, mas a pandemia do coronavírus fez com que esse processo fosse acelerado. Através de uma parceria com a Clorox e a Colgate-Palmolive, o objetivo da Algramo é facilitar o acesso a produtos essenciais, como sabonete e desinfetante.

Atualmente, a startup planeja inserir suas estações de recarga nas lavanderias compartilhadas de prédios residenciais. As estações de recarga, controladas pelo aplicativo, são totalmente sem toque e, como os consumidores usam sua embalagem própria, também não é preciso se preocupar com a manipulação do produto por qualquer outra pessoa.

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail