Potência Tech e Tech Afro Pretas buscam inserir mais mulheres na tecnologia

Potência Tech e Tech Afro Pretas buscam inserir mais mulheres na tecnologia

A baixa representatividade feminina na área de tecnologia é um problema evidente, tanto no Brasil quanto no mundo. De acordo com a ONU Mulheres, apenas uma em cada cinco profissionais (22%) na área de tecnologia de ponta, como a inteligência artificial, é mulher. No Brasil, essa porcentagem é ainda menor, com apenas 14% das mulheres ocupando cargos no mercado tech. Essa disparidade de gênero acaba prejudicando a evolução das mulheres na área e, consequentemente, a diversidade e inovação no setor.

Apesar dos desafios, existem iniciativas relevantes trabalhando para mudar essa realidade e promover a inclusão de mulheres na área de tecnologia. No Dia Internacional da Mulher, queremos destacar o programa Potência Tech e o Tech Afro Pretas , como exemplos que estão ajudando a promover a diversidade e inclusão social no mercado tech.

Esses programas oferecem cursos gratuitos e bolsas de estudos exclusivamente para mulheres, com o objetivo de promover a formação e inserção feminina no mercado de trabalho na área de tecnologia. É fundamental ressaltar que programas como esses são essenciais para diminuir a desigualdade de gênero nesse mercado e formar equipes mais diversas e inclusivas, o que é crucial para o progresso e a inovação social.

Aproveite para saber mais sobre cada um deles, inscreva-se e compartilhe com outras mulheres para que possamos caminhar juntos em direção a um setor tecnológico mais equitativo e acessível a todos.

Potência Tech

O Potência Tech, programa promovido pelo iFood, tem como objetivo promover a pluralidade no mercado de tecnologia e na sociedade em geral. Entre março e abril, a plataforma irá distribuir 415 bolsas de estudos para mulheres, além de oferecer cursos gratuitos, bolsas para formação em tecnologia e trilhas com dicas de empregabilidade.

Os cursos oferecidos pelo programa são:

Programação Web para Iniciantes: são 375 vagas em parceria com a WoMakersCode, maior comunidade de tecnologia formada por mulheres da América Latina. Com inscrições abertas até 13 de março, o curso será online e terá carga horária de 35 horas, entre aulas gravadas e mentoria ao vivo. Confira aqui o conteúdo do curso. Confira o conteúdo do curso clicando aqui.

Imersão na Linguagem Javascript: são 40 vagas em parceria com a {reprograma}, com inscrições abertas entre 13 de março e 13 de abril. O curso será online e terá carga horária de 240 horas de aulas ao vivo. Confira o conteúdo do curso, clicando aqui.

Clique aqui para realizar sua inscrição.

Tech Afro Pretas

O BEES, plataforma B2B da Ambev, está lançando o Tech Afro Pretas, um programa gratuito voltado para a formação de 50 mulheres pretas em tecnologia. Em parceria com a Prosper Tech Talents, o programa oferece treinamentos em Java e React, e tem como objetivo contribuir para a diversidade e inclusão social no mercado de tecnologia. A iniciativa faz parte da jornada da Ambev para gerar mais oportunidades de capacitação, emprego e renda, incluindo o programa BORA, que pretende impactar 5 milhões de pessoas até 2030.

Para se inscrever no Tech Afro Pretas, é necessário ser uma mulher preta ou parda, ter ensino médio completo, residir em Campinas (ou na região), além de ter disponibilidade para atuar em modelo híbrido caso seja contratada.

As inscrições vão até o dia 9 de abril e as aulas serão realizadas entre 17 de abril e 13 de maio; com aulas ao vivo de segunda a sexta, das 19:00 às 22:00, e aos sábados, das 9:00 às 16:00.

Para saber mais e realizar sua inscrição, clique aqui.

tech Afro Pretastech Afro Pretas
Compartilhe esse artigo: