Embalagem de papel para produtos líquidos da Unilever fará sua estreia no Brasil em 2022

Embalagem de papel para produtos líquidos da Unilever fará sua estreia no Brasil em 2022

A Unilever anunciou que está trabalhando na produção da primeira embalagem de sabão líquido para roupas à base de papel. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Pulpex, uma colaboração entre Unilever, Diageo, Pilot Lite e outros membros da indústria.

Um protótipo foi desenvolvido para a marca OMO (também conhecida ao redor do mundo como Persil, Skip e Breeze) e está programado chegar ao Brasil no início de 2022, e deve ser lançado na Europa e em outros países logo depois. A Unilever também anunciou que está testando a mesma tecnologia para criar frascos à base de papel para produtos voltados para o cuidado dos cabelos.

As garrafas à base de papel para embalar produtos líquidos são feitas de celulose de origem sustentável e projetadas para serem recicladas no fluxo de resíduos de papel. Os frascos são borrifados internamente com um revestimento patenteado que repele a água, permitindo que o material da embalagem retenha produtos líquidos como sabão para roupas, shampoos e condicionadores, que contêm surfactantes, fragrâncias e outros ingredientes ativos.

“Para lidar com o lixo plástico, precisamos repensar completamente como projetamos e embalamos os produtos”, disse Richard Slater, Diretor de P&D da Unilever. “Isso requer uma mudança drástica que só pode ser alcançada por meio da colaboração de todo o setor. A tecnologia de garrafas à base de papel Pulpex é um passo empolgante na direção certa, e estamos muito satisfeitos por trabalharmos juntos para testar esta inovação para nossos produtos.”

Criar embalagens recicláveis feitas de papel sem camadas de plástico adicionais é um grande desafio, mas a embalagem de celulose patenteada da Pulpex pode ser uma solução de impacto promissora para reduzir radicalmente o uso de plástico e, segundo a Unilever , poderá ajudar multinacional britânica a cumprir seus objetivos sustentáveis, listados a seguir.

Até 2025, a Unilever se compromete a:

  • Reduzir pela metade o uso de plástico virgem, reduzindo o uso absoluto de embalagens de plástico em mais de 100.000 toneladas.
  • Ajudar a coletar e processar mais embalagens de plástico do que vende.
  • Certificar-se de que 100% de sua embalagem plástica seja totalmente reutilizável, reciclável ou compostável.
  • Aumentar o uso de material plástico reciclado pós-consumo em suas embalagens para pelo menos 25%.

Além do desenvolvimento de uma embalagem sem plástico para produtos líquidos, a Unilever também vem adotando outras soluções sustentáveis para suas marcas. Como o OMO Concentrate, seu primeiro detergente para roupas criado para ser diluído em casa; a mudança de Dove para frascos 100% reciclados, na Europa e América do Norte; a mudança da Hellmann’s para frascos e potes 100% reciclados, nos EUA e na Europa; e planos para comercializar todo o seu portfólio de pastas de dentes em tubos recicláveis, ​​até 2025.

Já para soluções sem plástico, a empresa tem usando materiais alternativos como alumínio, vidro, papel e cartão sempre que possível e removendo o plástico onde não for necessário. A marca de produtos de limpeza Sétima Geração lançou sua linha zero-plastic, enquanto a marca de chás PG Tips está retirando o filme plástico de suas caixas em 2021, já tendo lançado saquinhos de chá totalmente biodegradáveis. No Chile, a Unilever realizou parceria com a Algramo (um negócio de impacto social já citado no InovaSocial, clique aqui para conhecer) para entregar um modelo de refil diretamente aos consumidores em casa e, no Reino Unido, a empresa lançou recentemente seu maior teste de refil realizado até hoje na Europa, em parceria com a varejista Asda e especialistas em sustentabilidade Beauty Kitchen.

As novas embalagens de OMO devem chegar às prateleiras dos supermercados brasileiros no início de 2022. Enquanto isso, confira o vídeo a seguir, produzido pela Pulpex.

Pulpex Showcase Film March 2021Pulpex Showcase Film March 2021
Compartilhe esse artigo: