Plastic Free Challenge: Corona lança desafio global para reduzir uso do plástico

Na busca por eliminar o plástico dos oceanos, foi lançado o Corona Plastic-Free Challenge (Desafio Livre de Plástico), iniciativa da a Cerveja Corona que convida fundadores de startups que têm o objetivo de construir um futuro mais sustentável para ajudar a criar novos métodos e tecnologias focadas na redução ou na eliminação do plástico de todas as partes da cadeia de abastecimento e suprimentos da marca.

Durante os últimos meses, Corona fez uma extensa avaliação global de suas operações para identificar qualquer uso remanescente de plástico em sua cadeia de suprimentos ao redor do mundo, incluindo seu processo de logística. O relatório identificou duas áreas que requerem maior inovação em redução ou eliminação total do plástico, formando a base do Corona Plastic-Free Challenge:

  1. Substituições ou alternativas para revestimentos plásticos em tampas de garrafa;
  2. Melhorias no empilhamento e organização dos produtos para transporte que possam manter a qualidade do processo removendo o uso de plástico filme extensível.

O desafio será incorporado ao 100+ Accelerator, programa global fundado em 2018 pela Anheuser-Busch InBev (AB InBev), que acelera soluções sustentáveis de startups de empresas de bens de consumo listadas no ranking Fortune 500. Os candidatos bem-sucedidos receberão até U$ 100,000 para financiar e testar sua inovação, além de seis meses de treinamento com especialistas e mentores para ajudar a acelerar seu crescimento. As inscrições já estão abertas, vão até 31/05 e podem ser feitas neste link. Serão aceitas no desafio startups entre Seed e Série C.

“Corona é uma marca que nasceu na praia. Estamos profundamente conectados com a natureza e apreciamos tudo o que ela tem a oferecer, por isso sentimos que temos a responsabilidade de definir o padrão de sustentabilidade ainda mais alto”, conta Felipe Ambra, vice-presidente global de marketing da Corona. “O Desafio Corona Plastic-Free é uma oportunidade para empreendedores apaixonados de todo o mundo nos ajudarem a encontrar novas ideias ou tecnologias que esperamos que possam se tornar novos padrões para reduzir ou eliminar o plástico da indústria de bens de consumo. Nenhuma empresa ou pessoa pode resolver esse tipo de desafio sozinha, por isso estamos procurando parceiros que se inspirem em nossa visão e queiram trabalhar juntos para um futuro mais sustentável”, completa.

De acordo com Maisie Devine, Diretora Global da Anheuser-Busch InBev e Sócia-gerente da 100+ Accelerator, a companhia está animada com a nova iniciativa de Corona, já que será a primeira marca global a apresentar um desafio com o 100+ Accelerator. “Corona demonstrou seu profundo compromisso com o respeito à natureza e não poderíamos estar mais orgulhosos por apresentar este ambicioso desafio de encontrar as soluções de amanhã que podem reduzir a dependência mundial do plástico”, completa.

A iniciativa é o esforço mais recente de Corona para financiar e dimensionar inovações sustentáveis. Em fevereiro deste ano, a empresa abriu estações do projeto Protect Paradise (Proteja o Paraíso) no Brasil, com dois containers instalados em Fernando de Noronha (PE) e Trancoso (BA) para coleta, reciclagem e transformação de plástico. Em março, a marca lançou na Colômbia e na Argentina um projeto piloto que apresenta uma nova forma circular de embalagem para packs de seis cervejas aproveitando o excedente da palha de cevada para criar uma solução de embalagem de papel verdadeiramente sustentável. Além disso, desde 2019 a marca já limpou 1,2 milhão de m² de praias no país e recolheu mais de 5,4 toneladas de lixo descartados de forma irregular na natureza, projeto fruto de sua parceria com a Parley For The Oceans.

__

Créditos: Imagem Destaque – pryzmat / Shutterstock

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail