Startup dinamarquesa cria garrafa de papel para a Coca-Cola

Startup dinamarquesa cria garrafa de papel para a Coca-Cola

A Coca-Cola usa cerca de 3 milhões de toneladas de plástico, anualmente, em suas embalagens e grande parte desse volume não é reciclado. Diante desse cenário, a empresa tem trabalhado para utilizar mais materiais reciclados e aumentar os índices de reciclagem, além de estar sempre testando novos modelos e ações focados na sustentabilidade – como as garrafas reutilizáveis, que já estão presentes há anos também no mercado brasileiro. Agora, a Coca-Cola está começando a realizar testes de novas embalagens, como uma garrafa feita de papel, que começará a ser testada no mercado europeu no segundo semestre de 2021.

Criada pela startup dinamarquesa Paboco, a garrafa é composta por uma única parte de fibra de papel, enquanto o logo do produto é impresso no próprio material. A primeira versão da embalagem ainda possui uma fina camada interna de plástico, para manter o papel seco; mas a ideia é que, em uma próxima versão, esse plástico seja substituído por um material feito à base de plantas, bem como a tampa também poderá ser feita de um biocomposto ou apenas de papel puro. Assim, a embalagem passa a evitar a pegada de carbono causada pela fabricação do plástico a partir de combustíveis fósseis e ainda poderá ser completamente reciclada.

Atualmente, a Coca-Cola possui 500 marcas e a ideia é que a nova embalagem seja testada na bebida Adez, vendida na Húngria. Em um primeiro momento, 2.000 garrafas de papel serão disponibilizadas aos consumidores; e os próximos passos do projeto serão tomados após a análise completa dos resultados no mercado.

A Paboco tem trabalhado em conjunto com outras marcas de diversos setores, como a Carlsberg, a Absolut e a L’Oreal; e, segundo Gittan Schiöld, CEO, a Paboco quer que essas ações motive pessoas a fazerem escolhas diárias mais sustentáveis, além de desejar de que isso também inspire outros grandes players do mercado a agirem em conjunto, em prol do meio ambiente.

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