Vacina, cultura do cancelamento, consumo e mais: 10 podcasts para ouvir

O quanto falta para uma vacina da Covid-19? O que significa cultura do cancelamento? Como equilibrar a precisão da tecnologia e a imprevisibilidade humana? Como a pandemia do coronavírus mudou a forma como consumimos e nos comportamos?

As respostas para essas e algumas outras perguntas você pode encontrar em nossa seleção especial podcasts que abordam temas relacionados a atualidades, estilo de vida, sociedade e história. Na compilação dessa semana, você confere os episódios dos programas Resumido, O Assunto, Estilo Possível e A Voz Pode.


O InovaSocial também tem um podcast! Para conferir todos os episódios, clique aqui.


Resumido

A cada episódio Bruno Natal conecta as notícias e artigos mais relevantes da semana no universo da cultura digital, explicando como a tecnologia impacta nossas vidas. Tudo RESUMIDO em 20 e poucos minutos.

  • “Já deu”

O tempo distorce a percepção das coisas. Quatro meses é muito tempo numa pandemia, mas é pouco tempo para encontrar uma vacina. A pressa faz o tempo andar devagar e a calma ajuda essa passagem não ser tão ansiosa. Quanto tempo o tempo tem? E ainda no RESUMIDO #72: os CEOs das big tech emparedados, o destino do TikTok, a importância de manter a calma na pandemia, exposição online, Beyoncé, Guerra nas Estrelas, dub e muito mais!

  • (Des)cancela

Para alguns, a dinâmica das conversas na internet está impossibilitando o debate. Para outros, as trocas digitais equilibraram a balança e dão a todos a chance de falarem em igualdade.  No meio disso tudo, fica a dúvida: O que significa cultura do cancelamento? E ainda no RESUMIDO #71: os muitos significados da cultura do cancelamento, como o combate às fake news pode acabar impactando você, as esperadas mudanças no mundo digital podem estar chegando, o depoimento dos CEOs das big tech, podcast em vídeo e muito mais.

  • Humano Digital

Modelos matemáticos são ótimos para ajudar a prever situações. Porém, ah porém, quando entra em cena o comportamento humano as coisas ficam… imprevisíveis. Como equilibrar a precisão da tecnologia e a imprevisibilidade humana? E ainda no RESUMIDO #70: as consequências do hack do Twitter para segurança online, inteligências artificiais cada vez criando melhor, os riscos das bolhas sociais e muito mais.


O Assunto

Um grande assunto do momento discutido com profundidade. Renata Lo Prete vai conversar com jornalistas e analistas da TV Globo, do G1, da GloboNews e dos demais veículos do Grupo Globo para contextualizar, explicar e trazer um ângulo diferente dos assuntos mais relevantes do Brasil e do mundo, além de contar histórias e entrevistar especialistas e personagens diretamente envolvidos na notícia.

  • O quanto falta para a vacina da Covid-19

Só ela vai garantir segurança total para a retomada de uma série de atividades, além de nos restituir a tranquilidade para gestos essenciais como abraços e beijos. Daí a corrida sem precedentes de pesquisadores, empresas e países em busca de imunização eficiente contra o novo coronavírus. Para além dos desafios científicos, existem barreiras econômicas e políticas. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com dois convidados imersos no tema: Cristiana Toscano, única brasileira no grupo de trabalho da OMS para vacinas contra a Covid, e Álvaro Pereira Júnior, repórter do Fantástico que acompanha diferentes pesquisas desde o início da pandemia. Cristiana explica o status das principais vacinas em desenvolvimento e o que deve ser feito para que, uma vez comprovada a eficácia de uma delas, países mais pobres não sejam deixados para trás. Álvaro detalha os desafios logísticos e de produção em escala planetária. E os dois arriscam previsões sobre o que todos queremos saber: quando a vacina vai chegar?

  • Reabertura de escolas, qual é a hora certa

Primeiras a suspender atividades, as escolas agora estão no fim da lista da retomada. Países como China, Coreia do Sul, Alemanha, Portugal e Uruguai já retornaram às aulas. O que eles têm em comum? A curva de transmissão em baixa. Nos EUA, onde os casos de infecção seguem em alta, o presidente Donald Trump pressiona por uma reabertura total. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com o médico Renato Kfouri, presidente do departamento de imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria. Ele explica qual o passo a passo para a volta do calendário escolar em segurança – e se estamos prontos para isso. Participam também os repórteres Pedro Vedova e Ismar Madeira, que detalham, respectivamente, os procedimentos de reabertura no Reino Unido e nos EUA.


Estilo Possível

O Estilo Possível é um podcast que traz reflexões sobre sobre moda, tendências, comportamento e principalmente estilo pessoal. Toda quarta-feira, Marina Santa Helena propõe conversas sobre esses temas e convida a audiência a refletir sobre moda e estilo de um jeito leve, democrático e sem frescuras. Porque basta usar roupas para ter estilo!

  • Conversa com Emicida sobre moda, LAB Fantasma e pandemia

Neste episódio do podcast Estilo Possível, Emicida fala sobre sua a trajetória até a criação da Laboratório Fantasma, que hoje vende estilo e também é um selo musical. Emicida conta como foi estar no Fashion Week, como seu estilo se desenvolveu ao longo do tempo e dá sua análise sobre consumo e economia em tempos de pandemia.

  • As adaptações e transformações da moda após meses de pandemia

Marida Santa Helena fala sobre as principais mudanças que vem observando durante a pandemia, tanto no consumo, comportamento da indústria e o mercado editorial.

  • O poder de Beyoncé e a revolução de Anifa Mvuemba

Este programa fala sobre duas mulheres incríveis que causaram um grande impacto na moda. Primeiro, Anifa Mvuemba traz em tempos de pandemia uma grande solução para mostrar a nova coleção da Hanifa: um desfile em que os modelos são apenas as roupas, feitos por uma tecnologia 3D. Logo depois, é hora de conversar sobre “Black is King” da Beyoncé e como a moda também conta uma história nessa obra audiovisual.


A Voz Pode

A Voz Pode mesmo, pode muito. “A Voz Pode” é um podcast que traz a cada episódio, a vida e trajetória de grandes personagens. Que através de discursos históricos, definiram momentos decisivos da civilização com mensagens que ecoam até hoje na maneira de pensar da sociedade.

  • Malala: feminismo e o direito à educação

m 2012, a adolescente Malala sofreu um atentado a tiros dentro do ônibus da escola. O motivo? O Talibã considera a educação, principalmente das mulheres, uma ameaça. Mas ela sobreviveu e não se intimidou. Após um histórico discurso na ONU, tornou-se a principal voz dos direitos das mulheres pela educação universal. É a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz.

  • Martin Luther King e a igualdade racial

Adepto da não violência e talvez o maior ativista pela igualdade racial de todos os tempos, Martin Luther King proferiu um discurso em 1963, considerado por muitos como o mais importante do século XX, que ficou conhecido como “I Have a Dream”. Sua fala precipitou a homologação dos “Direitos Civis” nos Estados Unidos, que aconteceu um ano mais tarde. Ele seria assassinado a tiros, em 1968, em Memphis, Tennessee.

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail