Dicas e estratégias para renovar sua jornada profissional

Mais uma segunda-feira chega, decorações de Natal começam a surgir nas janelas pela cidade, e nesses momentos podemos ficar mais reflexivo com relação aos nossos planos, nossas metas, nossa caminhada em nossa trajetória profissional.

Como encontrar o trabalho que amamos? Como descobrir nossa paixão e transformá-la em trabalho? O que faz com que nos sintamos bem com relação ao nosso trabalho? Essas são perguntas sem respostas exatas, mas talvez as apresentações a seguir possam servir como um Norte para quem busca olhar para sua vida profissional a partir de uma nova perspectiva.

Confira uma seleção especial de TED Talks com dicas e estratégias para se preparar para seu próximo desafio ou para renovar sua jornada atual.

Noeline Kirabo: Duas questões para descobrir sua paixão, e transformá-la em uma carreira

Qual é a sua paixão? A empreendedora social Noeline Kirabo reflete sobre seu trabalho ajudando jovens que abandonaram a escola em Uganda a transformar as paixões deles em negócios lucrativos, e compartilha as duas questões que você pode se perguntar para começar a fazer o mesmo.

Scott Dinsmore: Como encontrar um trabalho que você ame

Scott Dinsmore largou um emprego que o deixava infeliz e passou os quatro anos seguintes se perguntando como encontrar um trabalho que lhe proporcionasse alegria e significado. Nesta palestra aparentemente simples, ele compartilha o que aprendeu sobre como encontrar aquilo que é importante para você, e como colocar mãos à obra.

Albert-László Barabási: A verdadeira relação entre idade e chance de sucesso

Apoiado pela análise matemática, o teórico de redes Albert-László Barabási explora os mecanismos ocultos que levam ao sucesso, não importa a área, e revela uma relação intrigante entre idade e chance de sucesso.

Dan Ariely: O que nos faz sentir bem em nosso trabalho?

O que nos motiva a trabalhar? Ao contrário da sabedoria convencional, não é apenas dinheiro. Mas também não é somente a satisfação. Parece que a maioria de nós prospera ao fazer progressos constantes e ao sentir um senso de propósito. O economista comportamental Dan Ariely apresenta duas experiências esclarecedoras que revelam nossas atitudes inesperadas e cheias de nuance em relação ao significado em nosso trabalho.

Jason Shen: Procurando por um emprego? Destaque sua habilidade, não sua experiência

Poucos de nós têm empregos que se alinham diretamente com nossas experiências passadas ou com o que estudamos na universidade. O TED Resident Jason Shen estudou biologia, mas depois se tornou gerente de produto em uma empresta de tecnologia. Nesta rápida e perspicaz palestra sobre o potencial humano, Shen compartilha algumas novas ideias de como buscadores de emprego podem parecer mais atrativos; e por quê empregadores devem olhar a habilidade acima das credenciais.

Tina Seelig: Os pequenos riscos que podemos correr para aumentar nossa sorte

A sorte raramente é um raio, isolado e repentino. É muito mais parecida com o vento, que sopra constantemente. Atrair mais sorte é fácil, mas não é óbvio. Nesta palestra perspicaz, a professora da Escola de Engenharia de Stanford, Tina Seelig, compartilha três maneiras inesperadas de aumentar nossa sorte e nossa capacidade de ver e aproveitar oportunidades.

Steven Johnson: O paraíso lúdico por trás das grandes invenções

A necessidade é a mãe da invenção, certo? Bem, nem sempre. Steven Johnson nos mostra como algumas das ideias e tecnologias mais transformadoras, como o computador, não vieram da necessidade, mas sim do estranho prazer de brincar. Compartilhe esta cativante exploração ilustrada da história das invenções. No fim das contas, você vai encontrar o futuro naquilo que mais diverte as pessoas.

__

Créditos: Imagem Destaque – Rido / Shutterstock

Deixe uma resposta

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail