Entre sentimentos, decisões e memórias: TED Talks sobre nosso cérebro

O cérebro humano é, sem dúvidas, incrível. Com ele, raciocinamos, tomamos decisões, sentimos, nos expressamos, inovamos. É nosso único órgão que sabe sobre sua existência e, ainda assim, há tanto para se aprender sobre ele e sobre como o usamos em nosso dia a dia.

Por que nós acreditamos que estamos certos, mesmo quando não estamos? Por que nossas lembranças nem sempre são iguais às nossas experiências reais? Nós realmente temos controle sobre nossas decisões? Confira uma seleção especial de TED Talks que exploram essas e outras questões a respeito do nosso cérebro.

Julia Galef: Por que você acha que está certo, mesmo quando está errado?

Perspectiva é tudo, especialmente quando se trata de avaliarmos nossas crenças. Será que você é um soldado, disposto a defender seu ponto de vista a todo custo, ou um escoteiro, estimulado pela curiosidade? Julia Galef examina as motivações por trás dessas duas formas de pensar e o modo como elas moldam a maneira pela qual interpretamos informações novas, através de uma lição histórica convincente, que ocorreu na França do século 19. “Quando suas firmes opiniões são postas à prova”, Galef diz, “qual é a coisa pela qual você mais anseia? Por defender suas próprias crenças, ou por ver o mundo da forma mais clara possível?”

Beau Lotto e Cirque du Soleil: Como sentimos admiração e por que isso importa

O neurocientista Beau Lotto conduziu um estudo ambicioso com o Cirque du Soleil sobre a emoção da admiração e os benefícios psicológicos e comportamentais dela. Nesta palestra e apresentação ao vivo, ele compartilha algumas de suas descobertas e aguarda enquanto os dançarinos do Cirque du Soleil criam seu próprio espetáculo admirável.

Daniel Kahneman: O enigma da experiência x memória

Com exemplos que vão desde férias até colonoscopias, o vencedor do prêmio Nobel e fundador da economia comportamental Daniel Kahneman revela como nossas duas individualidades, o “eu da experiência” e o “eu das lembranças” percebem a felicidade de forma diferente. Essa revelação tem implicações profundas na economia, na política pública — e em nossas consciências.

Sheena Iyengar: A arte de escolher

Sheena Iyengar estuda como fazemos escolhas — e como nos sentimos sobre as escolhas que fazemos. No TEDGlobal, ela fala sobre ambos tipos de escolhas, as triviais e as mais profundas, e compartilha sua inovadora pesquisa que revela algumas surpreendentes atitudes sobre nossas decisões.

Dan Ariely pergunta: temos controle sobre nossas decisões?

O economista comportamental Dan Ariely, autor de “Predictably Irrational”, usa ilusões visuais clássicas e os resultados “contraintuitivos” (e certas vezes chocantes) de sua pesquisa para mostrar como não somos tão racionais como acreditamos ser quando tomamos decisões.

__

Créditos: Imagem Destaque – Marie Maerz / Shutterstock

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail