“Uma ode à vida na Terra” e outras TED Talks importantes para 2021

“Uma ode à vida na Terra” e outras TED Talks importantes para 2021

Se você tivesse que explicar a um recém-nascido, ou a um alienígena, o que significa ser um ser humano vivendo na Terra no século XXI, o que você diria? Essa e outras palestras inspiradoras, informativas e importantes fazem parte da nossa seleção especial com as melhores TED Talks para você assistir nesta primeira segunda-feira de 2021.

Uma ode à vida na Terra

O artista plástico Oliver Jeffers escreveu sua resposta para a pergunta do início dessa publicação numa carta para o filho dele, compartilhando pérolas de sabedoria sobre a existência e a diversidade da vida. Ele compartilha observações do “belo e frágil drama da civilização humana” nesta palestra poética combinada com suas ilustrações e animações originais.

Rumores, confiança e vacinas

Por que as pessoas não confiam nas vacinas? A antropóloga Heidi Larson explora como rumores médicos nascem, se espalham e alimentam a resistência contra vacinas ao redor do mundo. Enquanto as vacinas não conseguem escapar da “turbulência social e política” que as cercam, segundo ela, o primeiro passo para deter a propagação de doenças é simplesmente conversar com as pessoas, ouvi-las e ganhar a confiança delas.

O racismo tem um custo para todos

O racismo piora nossa economia, e não apenas de maneiras que prejudicam as pessoas de cor, diz a especialista em políticas públicas Heather C. McGhee. Com base em suas pesquisas e viagens pelos EUA, McGhee compartilha percepções surpreendentes de como o racismo alimenta más políticas e esgota nosso potencial econômico, e oferece uma reconsideração crucial sobre o que os norte-americanos podem fazer para criar uma nação mais próspera para todos. “Nossos destinos estão ligados”, diz ela. “Custa muito para nós permanecermos divididos”.

A relação entre mudança climática, saúde e pobreza

Para pessoas pobres e vulneráveis, os impactos da mudança climática na saúde já existem, segundo a médica Cheryl Holder. Temperaturas quentes fora de época, mosquitos transmissores de doenças e gentrificação climática ameaçam aqueles com condições de saúde precárias, enquanto pessoas saudáveis querem se mudar para lugares melhores. Em uma palestra emocionante, Holder propõe maneiras impactantes pelas quais médicos podem proteger seus pacientes de problemas de saúde relacionados ao clima, e convoca médicos, políticos e outros para construir um sistema de saúde que leve em conta justiça social e econômica.

Como ser destemido perante o autoritarismo

Como enfrentamos o autoritarismo? E o que significa ser “destemido”? Nesta palestra poderosa, a dona de casa que se tornou política, Sviatlana Tsikhanouskaya, descreve sua improvável tentativa de derrotar o líder autocrático de longa data da Bielorrússia nas eleições presidenciais de 2020 do país. Pintando um quadro vívido de como pequenos atos de desafio floresceram em demonstrações massivas e pacíficas, ela compartilha uma bela meditação sobre a ligação entre o destemor e a liberdade, lembrando-nos de que todos nós temos o que é preciso para enfrentar a injustiça, só precisamos fazer isso juntos.

__

Créditos: Imagem Destaque – 19 STUDIO / Shutterstock