Setembro amarelo: A luta da saúde mental

Setembro amarelo: A luta da saúde mental

Com a chegada do mês de setembro temos que nos lembrar do quanto nossa saúde mental é importante sempre. Depressão, ansiedade, esquizofrenia, sentimentos suicidas, muitas vezes, pessoas vivem essas experiências em silêncio, e falar sobre o assunto, deixando os tabus de lado, é a melhor forma de mostrar a essas pessoas que elas não estão sozinhas, e incentiva-las a buscar ajuda. Hoje, você conhecerá pessoas que lutaram contra doenças mentais compartilham suas histórias com ousadia, na esperança de que outros não se sintam tão sozinhos.

No InovaSocial indica de hoje, confira uma seleção de TED Talks que falam sobre a valorização da vida. E, caso você esteja precisando de ajuda ou conheça alguém vivenciando essas experiências, ligue 188 para conversar com um voluntário que lhe proporcionará apoio emocional e te ajudará da melhor forma.

Quebre o silêncio para sobreviventes de tentativas de suicídio

Mesmo quando nossas vidas parecem boas do lado de fora, trancadas por dentro pode ser um mundo de sofrimento silencioso, levando alguns à decisão de acabar com suas vidas. No TEDYou, JD Schramm nos pede para quebrar o silêncio em torno do suicídio e das tentativas de suicídio, e criar recursos muito necessários para ajudar as pessoas que recuperam a vida depois de escapar da morte.

As vozes na minha cabeça

Para todas as aparências, Eleanor Longden era como qualquer outro estudante, indo para a faculdade cheia de promessas e sem nenhuma preocupação no mundo. Isso foi até que as vozes em sua cabeça começaram a falar. Inicialmente inócuos, esses narradores internos tornaram-se cada vez mais antagônicos e ditatoriais, transformando sua vida em um pesadelo vivo. Diagnosticada com esquizofrenia, hospitalizada, drogada, Longden foi descartada por um sistema que não sabia como ajudá-la. Longden conta a história comovente de sua jornada de anos de volta à saúde mental e argumenta que foi aprendendo a ouvir suas vozes que ela conseguiu sobreviver.

A ponte entre o suicídio e a vida

Por muitos anos, o sargento Kevin Briggs teve um trabalho sombrio, incomum, às vezes estranhamente recompensador: ele patrulhava o extremo sul da ponte Golden Gate de São Francisco, um local popular para tentativas de suicídio. Em uma conversa séria e profundamente pessoal, Briggs compartilha histórias daqueles que ele falou – e ouviu – no limite da vida. Ele dá um conselho poderoso para aqueles com entes queridos que podem estar pensando em suicídio.

Confissões de um comediante deprimido

Kevin Breel não parecia um garoto deprimido: capitão do time, em todas as festas, engraçado e confiante. Mas ele conta a história da noite em que percebeu que – para salvar sua própria vida – precisava dizer quatro palavras simples.

Um conto de doença mental – de dentro

“Está tudo bem se eu destruir totalmente o seu escritório?” É uma pergunta que Elyn Saks fez uma vez ao seu médico, e não era uma piada. Uma estudiosa do direito, em 2007, Saks apresentou sua própria história de esquizofrenia, controlada por drogas e terapia, mas sempre presente. Nesta palestra poderosa, ela nos pede para ver as pessoas com doença mental de forma clara, honesta e compassiva.

Compartilhe esse artigo: