Grandes mulheres, grandes e inspiradoras histórias

Grandes mulheres, grandes e inspiradoras histórias

Diferentes cores, corpos e ideias. Diferentes lutas e histórias. Neste 8 de março, confira uma seleção especial com histórias inspiradoras de mulheres do mundo todo.

Feministas: O que elas estavam pensando?

A partir de fotos dos anos 70 que captaram o despertar do feminismo, o filme mergulha na vida das mulheres retratadas e explora a permanente necessidade de mudança.

Feministas: O Que Elas Estavam Pensando? I Trailer oficial I NetflixFeministas: O Que Elas Estavam Pensando? I Trailer oficial I Netflix

Absorvendo o Tabu

Onde a menstruação faz com que meninas abandonem a escola por vergonha, mulheres unem forças para mudar a história.


Leia também: Absorvendo o Tabu: O documentário sobre menstruação que ganhou um Oscar!


Period. End of Sentence. | FULL FEATURE | NetflixPeriod. End of Sentence. | FULL FEATURE | Netflix

Laerte-se

A cartunista Laerte nos convida a conhecer seu mundo e reflete sobre a longa trajetória de sua autoaceitação como mulher.

Laerte-se (2017) Trailer🎬Laerte-se (2017) Trailer🎬

Podcast Vidas Negras

“De família pobre, foi empregada doméstica, estudou muito, formou-se na faculdade e, superando todas as imposições de uma sociedade racista e machista, entrou para a política. Foi eleita vereadora, deputada e senadora. Essa história poderia ser de uma, mas é das duas personagens deste episódio: Benedita da Silva e Marina Silva.”

Podcast Mamilos

“O câncer de mama é o segundo tumor mais comum entre as mulheres no Brasil. Em 2019, segundo o INCA, 60 mil casos foram diagnosticados no país. A doença é resultado de mutação genética, que pode ser herdada ou espontânea. Cerca de 90% das mulheres que desenvolvem esse tumor não têm parentes próximos com o mesmo problema. Hoje, vamos falar dos principais desafios enfrentados pelas mulheres nessa volta pra casa. Nossa missão é responder a pergunta: Quem é você após o câncer de mama? Para isso vamos conhecer a história de três mulheres: Carolina Magalhães, Evelin Scarelli e Rosi Dantas. E para conversar sobre essas histórias, trouxemos pra mesa quem viveu a mesma experiência e hoje apoia outras mulheres Linda Rojas e a especialista em Psicologia Hospitalar, Psico-oncologia e Bioética Luciana Holtz. Vamos todes ouvir e nos cuidar!”

Como evitei que o Talibã fechasse a minha escola

Quando, no Afeganistão, o Talibã fechou todas as escolas para meninas, Sakena Yacoobi montou, na clandestinidade, novas escolas, educando milhares de mulheres e homens. Nesta palestra tão poderosa e divertida, ela conta histórias de cair o queixo sobre as duas vezes em que foi ameaçada para parar de ensinar e, além disso, compartilha conosco sua visão de como reconstruir seu amado país.

Como eu estou trazendo orgulho gay para minha aldeia rural

Em uma palestra poética e pessoal, a bolsista TED Katlego Kolanyane-Kesupile examina a conexão entre seu estilo de vida queer e sua educação infantil em uma vila rural em Botsuana. “Em uma época em que ser negra, homossexual, africana e vista como digna de espaço significa ser tudo menos rural, temo que estejamos apagando as próprias lutas que nos levaram até onde estamos agora”, diz ela. “Indigenizar minha homossexualidade significa unir muitas partes excepcionais de mim mesma.”

__

Créditos: Imagem destaque – Mary Long / Shutterstock