Favoritos da redação: Os melhores podcasts de janeiro

Debate climático, acesso à vacina do coronavírus, futuro descentralizado e muito mais. Confira nossa seleção especial da redação do InovaSocial com nossos episódios de podcasts favoritos de janeiro.

Café da Manhã

“O Fórum Econômico Mundial de Davos começou nesta semana, em edição virtual, tendo a mudança climática como um dos grandes temas em debate. Enquanto países como EUA, China e membros da União Europeia fazem promessas de redução de emissões de carbono, o Brasil tenta reabilitar sua imagem, arranhada pelo aumento recorde de desmatamento e pelas queimadas na Amazônia e no Pantanal. O vice-presidente Hamilton Mourão é a principal autoridade enviada pelo governo brasileiro ao encontro. Em um painel sobre a Amazônia, Mourão defendeu que o setor privado tome a dianteira no financiamento de pesquisas e programas científicos e disse que o Brasil trabalhou sem parar para combater o desmatamento e as queimadas na região. Este episódio do Café da Manhã conversa com Natalie Unterstell, mestre em políticas públicas pela Universidade Harvard e diretora do Instituto Talanoa de regulação e riscos climáticos. Ela fala sobre o papel do Brasil nessas discussões e sobre a pressão que o país deve sofrer no futuro próximo.”

O Assunto

“Sem doses suficientes nem mesmo para o primeiro dos grupos prioritários, o Brasil vê surgir uma discussão que em outros países não prosperou, em torno de delegar à iniciativa privada parte da compra e da oferta de imunizantes contra a Covid-19. A Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas propôs a aquisição de 5 milhões de doses da indiana Covaxin. E nesta terça o presidente Jair Bolsonaro confirmou ter dado sinal verde para que um grupo de empresários encomende 33 milhões de doses da AstraZeneca – metade iria para funcionários e familiares dos compradores, metade para o SUS. Problema: a farmacêutica já avisou que, neste momento da pandemia, não tem como atender clientes privados. “A gente precisa concentrar todos os recursos disponíveis para vacinar as pessoas mais vulneráveis”, diz o médico sanitarista Adriano Massuda, pesquisador do Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da FGV, um dos entrevistados de Renata Lo Prete neste episódio. Ele lembra que os vulneráveis, no caso, não são apenas idosos e portadores de comorbidades, mas amplas fatias da população brasileira especialmente expostas ao contágio – e que não teriam acesso à vacina na rede particular. Com isso, o objetivo central, de alcançar a imunidade coletiva, ficaria cada vez mais distante. Participa também Geraldo Barbosa, presidente da associação das clínicas. ‘Vamos somar, não concorrer’, defende ele.”

Resumido

“É curioso pensar que boa parte das soluções para os atuais problemas da internet dependem menos de encontrar novos caminhos e muito mais de retornarmos ao padrão descentralizado original da rede. Como voltar ao formato ideal? E ainda no RESUMIDO #97: a importância da internet descentralizada, o estranho mundo do Instagram, a vacina pelo mundo, pixsexual e muito mais! Assista”

Vidas Negras

“Você sabia que, no século XVIII, uma mulher foi proclamada rainha de um quilombo que resistiu aos ataques coloniais, em Mato Grosso? No décimo primeiro episódio, a história de Tereza de Benguela, a Rainha Tereza. E também um olhar sobre a reprodução de imagens de mulheres históricas, e de uma artista que faz a ressignificação delas: Tay Cabral.”

TED Talks Daily

Viver em uma cidade significa aceitar um certo grau de disfunção: longos deslocamentos, ruas barulhentas, espaços subutilizados. Carlos Moreno quer mudar isso. Ele defende a “cidade de 15 minutos”, em que seus habitantes têm acesso a todos os serviços que precisam para viver, aprender e ter sucesso na sua própria vizinhança, e compartilha ideias para transformar e adaptar as áreas urbanas para humanos, e não o contrário.

__

Créditos: Imagem Destaque – FocusStocker / Shutterstock

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail