3 indicações para saber mais sobre o HIV e a AIDS no Brasil

3 indicações para saber mais sobre o HIV e a AIDS no Brasil

No Dia Mundial Contra a AIDS (01/12), confira uma seleção especial do InovaSocial com conteúdos, em formato de documentário e podcast, para entender melhor sobre o HIV e a AIDS no Brasil, as inovações no tratamento e a busca pela vacina.

Carta Para Além dos Muros

“Carta Para Além dos Muros”, disponível na plataforma de streaming Netflix, refaz a cronologia da epidemia de AIDS no Brasil através de um debate envolvente sobre a evolução do tratamento antirretroviral e os desafios que ainda enfrentamos em relação ao estigma e discriminação.

O filme do diretor André Canto integra o projeto Olhares – HIV e AIDS no Brasil, que conta ainda com uma série para a televisão e um livro sobre o mesmo tema.

O documentário, que é o primeiro longa a retratar a história do HIV e da AIDS no Brasil, tem roteiro de André Canto, Gabriel Estrela, Gustavo Menezes e Ricardo Farias; e consultoria técnica do infectologista Ricardo Vasconcelos e do UNAIDS.

Confira o trailer a seguir e clique aqui para assistir ao documentário.

Carta Para Além Dos Muros | Trailer OficialCarta Para Além Dos Muros | Trailer Oficial

O Assunto

A partir de entrevistas com dois portadores do vírus, Renata Lo Prete expõe como está o programa de prevenção ao vírus no Brasil e como é o tratamento de soropositivos. Participam deste episódio Gabriel Comicholi, que descobriu ser portador aos 21 anos, em 2016. A partir da descoberta, ele criou um canal no Youtube para falar sobre o vírus. Participa também a consultora para prevenção de HIV e AIDS, Silvia Almeida. Ela conta como foi descobrir o HIV em 1994 e também fala sobre como era o tratamento há 25 anos e como é agora.

Isso é Fantástico

O vírus da AIDS já matou mais de 35 milhões de pessoas no mundo todo. Desde que o HIV começou a circular, há 40 anos, houve muitos avanços no seu tratamento, só que ainda não existe cura. Mas, agora, uma vacina que está sendo testada no Brasil pode ser um dos caminhos para evitar que esse vírus continue se disseminando.

Neste episódio do podcast Isso é Fantástico, você vai saber tudo sobre o estudo dessa nova vacina: como funciona, quem são os voluntários que estão passando por esses testes no Brasil e como ela pode mudar a história da epidemia de AIDS no planeta.

Renata Capucci recebe o infectologista Bernardo Porto Maia, coordenador do estudo da vacina no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, a ativista Vanessa Campos, que convive com o vírus HIV há mais de 30 anos, a repórter Giuliana Girardi, que fez a matéria sobre essa pesquisa para o Fantástico, além do jornalista Rafael Carregal, que editou a reportagem e também nos traz sua história pessoal de prevenção à doença.

__

Créditos: Imagem Destaque – r.classen / Shutterstock