Biocêntricos: Documentário mostra inovações inspiradas na Natureza

Biocêntricos: Documentário mostra inovações inspiradas na Natureza

A natureza, após 3,8 bilhões de anos de seleção natural, oferece inúmeras soluções engenhosas para os desafios enfrentados pelos seres vivos. A bióloga e ativista americana Janine Benyus argumenta que menos de 1% das espécies que já habitaram a Terra estão vivas hoje, e que devemos aproveitar as estratégias e conhecimentos da natureza para resolver problemas gerados pela humanidade e desenvolver inovações tecnológicas e sociais eficientes.

Essa abordagem que busca inspiração na evolução da vida na Terra para solucionar os desafios enfrentados pela humanidade contemporânea, conhecida como Biomimética ou Biomimicry Thinking, é tema do documentário “Biocêntricos”, dirigido por Fernanda Heinz Figueiredo e Ataliba Benaim.

O filme, que estreou mundialmente na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, foi lançado nos cinemas brasileiros em 16 de março. “Biocêntricos” – uma produção da Aiuê, em coprodução com Globonews, Globo Filmes e Spcine – apresenta filmagens no Brasil, EUA, Japão e Costa Rica, mostrando como Janine Benyus influencia o trabalho de profissionais de diversas áreas, como ecologistas, arquitetos, designers, químicos, engenheiros e biólogos, através da Biomimética.

Narrado por Janine, o documentário explora as motivações e teorias científicas por trás da Biomimética, apresentando os chamados biomimeticistas, inventores adeptos desta ciência.

“Biocêntricos” acompanha a rotina de nove personagens em seus campos de atuação, entrelaçando suas histórias com imagens da natureza em sua plenitude. Durante 108 minutos, o público é apresentado a exemplos fascinantes, como o funcionamento de uma árvore centenária e estratégias sofisticadas de plantas e animais para sobreviver.

Segundo a diretora Fernanda Heinz Figueiredo, “Biocêntricos” busca provocar e oferecer rotas de esperança ao público, ampliando a visão sobre os conhecimentos profundos e fascinantes do mundo natural. Ao considerar sustentabilidade, economia circular, colaboração, ecologia e saúde como princípios de reconexão individual e coletiva com a natureza, é possível visualizar um futuro diferente das perspectivas distópicas às quais estamos acostumados.

O filme vai além da reflexão filosófica e conceitual, mostrando soluções acessíveis e exemplos já materializados pela prática da Biomimética.

Dentre as histórias retratadas no documentário estão a dos designers Bruno e Pedro Rutman, que desenvolveram uma técnica revolucionária de reflorestamento; a de Benki Piyãko, líder indígena e agente agroflorestal que promove o intercâmbio entre conhecimentos ancestrais e a ciência moderna; e a do engenheiro e observador de pássaros Eiji Nakatsu, que redesenhou o trem-bala japonês, reduzindo em 15% seu consumo de energia, ao imitar a eficiência do pássaro martim-pescador, entre outros exemplos. Outro personagem marcante é Fred Gelli, um dos designers mais requisitados do mundo por seu trabalho com marcas e embalagens, que busca extinguir o rótulo de “consumidor” dos seres humanos.

O documentário conta com trilha sonora original assinada por Beto Villares, Erico Theobaldo e Fil Pinheiro, e ganhou uma playlist no Spotify na data de sua estreia nos cinemas – ouça aqui.

Atualmente, “Biocêntricos” está em exibição em espaços de cinema nas cidades de São Paulo, Brasília, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre – clique aqui para conferir todos os detalhes sobre onde assistir.

BIOCENTRICOS * trailer oficialBIOCENTRICOS * trailer oficial
Compartilhe esse artigo: