Série do TED explora a rotina dos seres humanos através dos dados

Série do TED explora a rotina dos seres humanos através dos dados

Em “Am I Normal?” (ou “Eu sou normal?”, em tradução para o português), série original do TED, a curiosa jornalista de dados Mona Chalabi investiga a pesquisa por trás de questões que estão presentes nas rotinas dos seres humanos e nossa relação com o mundo ao redor. Eu tenho amigos suficientes? Qual é a precisão dos relatórios meteorológicos? Devo levar tanto tempo para superar meu ex?

A série “Am I Normal” é uma ótima forma de adquirir conhecimento através de um conteúdo descontraído e, ao mesmo tempo, extremamente interessante. Para os adeptos da mídia em áudio, “Am I Normal” também conta com um podcast (em inglês), onde esses tópicos são mais aprofundados por Mona Chalabi, clique aqui para conferir.

O que perdemos quando nos concentramos na média?

É tentador se concentrar em médias quando pensamos em dados, mas o mundo é muito mais confuso do que esses números podem fazer parecer. Então, o que poderíamos ganhar se mudássemos nossa atenção para os casos atípicos nos dados, ou, como a jornalista de dados Mona Chalabi gosta de chamá-los, os pássaros perdidos?

9 em cada 10 dentistas realmente recomendam aquele creme dental?

Você provavelmente já ouviu afirmações como 9 em cada 10 dentistas recomendam aquele creme dental. Mas como você pode dizer o que é uma jogada publicitária em comparação com uma estatística sólida? Neste episódio, Mona compartilha três perguntas a se fazer quando você se depara com uma estatística suspeita. (Você não precisa de seus dentes do siso para descobrir!)

Como erramos tanto com a fertilidade?

Quando se trata de fazer um bebê, sabemos que é preciso duas pessoas. Então por que a pressão da fertilidade quase sempre cai apenas em um dos dois lados da equação? Nesse vídeo, a jornalista Mona Chalabi examina algumas das maiores equívocos sobre fertilidade, compartilhando pontos cegos significantes nos dados, e revelando o motivo de precisarmos de pesquisas sobre o esperma.

O que torna uma amizade duradoura?

Manter amizades e fazer novos amigos pode ser desafiador, mesmo quando sabemos que é importante. Como podemos tornar nossas amizades duradouras sem ficarmos sobrecarregados? Há uma fórmula a seguir para fazer novas amizades? Para descobrir, Mona Chalabi, jornalista de dados, recorre a suas fontes mais confiáveis: os dados e a mãe. Quer saber mais sobre Mona?

Quanto tempo leva para superar um término?

Nós sabemos quanto tempo leva para curar ossos quebrados, machucados ou doenças, mas e um coração partido? A resposta, assim como relacionamentos, é um pouco complicada. Nesse episódio de Am I Normal?, Mona investiga diferentes estratégias para se desapaixonar com a ajuda de um terapeuta de casais, e desvenda a pesquisa sobre quanto tempo demora para superar um término.