Como cuidar de sua saúde mental em tempos difíceis

Um ano após a detecção dos primeiros casos de coronavírus no Brasil, o país se vê novamente diante de um cenário que pede mais ações que visam promover o distanciamento social. Se lidar com a saúde mental foi um grande desafio no início da pandemia, agora, não é difícil sentir como se tivéssemos voltado à estaca zero, onde nos vemos mais cansados física e mentalmente, e com mais medo.

Apesar de parecer um fato óbvio, é necessário ressaltar dois pontos importantes: 1. Esse não é um sentimento que está sendo “experimentado” sozinho. 2. Isso vai passar – e, principalmente pela descoberta de vacinas, podemos dizer que isso está perto de passar. Mas, por enquanto, ainda é de extrema importância seguir as orientações da OMS para a prevenção da COVID-19. E isso significa seguir em isolamento social, que também significa que precisamos encontrar diferentes formas de lidar com nossa saúde mental. Pensando nisso, reunimos dicas para serem aplicadas em seu dia a dia, que poderão te ajudar.

Como cuidar de sua saúde mental em tempos difíceis

Considere procurar ajuda de um profissional

Em primeiro lugar, é importante frisar que, caso você tenha sintomas de depressão e/ou ansiedade (ou apenas queira conversar com alguém capacitado para lidar com outras questões que não estão ligadas a distúrbios mentais), buscar apoio de um profissional é sempre a melhor opção. Mesmo com o isolamento social, existem plataformas que oferecem sessões online com psicólogos e terapeutas – como o Zenklub –, o que pode ser uma solução interessante para este momento.

Como cuidar de sua saúde mental em tempos difíceis

Planeje sua rotina semanal

Nós, adultos, precisamos tomar decisões o tempo todo. E até mesmo as pequenas decisões tendem a acrescentar mais e mais peso em nossa carga mental. Planejar uma rotina semanal poderá te ajudar a economizar tempo e energia em seu dia a dia. Antes de iniciar uma nova semana, liste seus compromissos e tarefas mais importantes, faça um cronograma de refeições, considere reservar um momento para praticar um exercício e não se esqueça de descansar.

Como cuidar de sua saúde mental em tempos difíceis

Pratique um exercício

Você não precisa transformar sua sala em um circuito de provas do American Ninja Warrior, mas é importante incluir a prática de exercícios físicos em sua rotina, mesmo que por meia hora. Pode ser dança, yoga ou até mesmo um treino funcional. As possibilidades são muitas e a tecnologia também pode te ajudar nesse momento, através de aplicativos como Nike Training Club, BTFIT, Just Dance Now e Down Dog. Além de oferecer benefícios para nossa mente, promovendo a sensação de bem estar, praticar atividades físicas melhora nosso sistema imunológico e ainda contribui para a controle de doenças crônicas, como hipertensão, obesidade, diabetes, etc.

Como cuidar de sua saúde mental em tempos difíceis

Reserve um momento para cuidar da mente

Quando praticada regularmente, a meditação pode causar uma influência positiva sobre nossa saúde mental e física ajudando na redução do estresse, melhorando a qualidade do sono e aumentando nossa capacidade de concentração.

O Headspace, plataforma que se apresenta como “um guia de meditação pessoal que cabe no seu bolso”, possui uma seção de seu site inteiramente voltada para a apresentação de todos esses benefícios – com base em diversos estudos realizados no mundo todo. Para saber os detalhes, clique aqui.

Meditar é uma prática muito mais fácil e prazerosa do que muitos imaginam e, sem dúvidas, é algo que só trará benefícios à sua rotina. Apenas 10 minutos por dia, quando praticados regularmente, podem fazer uma grande diferença a longo prazo.

Para saber mais sobre o assunto e experimentar a prática, você pode baixar o aplicativo do Headspace – que possui centenas de sessões de meditação sobre tudo, desde estresse e sono a concentração e ansiedade.

Outra dica interessante é a série do Netflix “Headspace – Meditação Guiada”, lançada em janeiro de 2021, que explora a base da meditação e como ela pode nos ajudar a estar mais presentes e menos distraídos na vida cotidiana. Cada episódio foca em um benefício diferente e começa ensinando a abordagem e as técnicas para, depois, finalizar com uma meditação guiada. Para saber mais e conferir o trailer da produção, clique aqui.

Como cuidar de sua saúde mental em tempos difíceis

Não se esqueça dos momentos de lazer

O home office pode oferecer liberdades interessantes, como flexibilidade de horários, ausência de trânsito e viagens de transporte coletivo. Ao mesmo tempo, nós passamos a trabalhar mais.

Até mesmo antes da pandemia, sempre buscamos ressaltar que corpo e mente descansados são muito mais produtivos. Agora, isso é mais importante do que nunca. Quando nossas rotinas profissionais e pessoais coexistem em um mesmo espaço físico, separar essas duas jornadas pode ser uma tarefa difícil, mas é necessário principalmente para evitar futuros episódios de burnout.

Leia um livro, assista a uma série, escute podcasts, jogue videogame, aprenda novas receitas. Não se esqueça: Uma rotina saudável também inclui momentos de descanso e lazer.

Como cuidar de sua saúde mental em tempos difíceis

Lembre-se de que você não está sozinho

Nós, humanos, somos seres sociais. Foi assim que construímos nossas civilizações e é assim que vivemos até hoje. E, no Brasil, isso se intensifica. Somos “grudados” em nossos familiares, nossos amigos, e passar tanto tempo distante é, sem dúvidas, um desafio para muitos. Mas, agora, é algo importante e necessário. Mais uma vez, a tecnologia é nosso aliado: faça chamada de vídeo com a família quando a saudade apertar, use um app de delivery para enviar uma pizza para aquele amigo de todas as horas. E não se esqueça de que você não está sozinho em sua solidão, mas tenha em mente que dias melhores e cheios de abraços e comemorações virão.

Isso tudo vai passar. Mas, enquanto não passa, cuide da sua saúde mental e das pessoas queridas e até mesmo das pessoas que você nem conhece. E conte com o InovaSocial como seu companheiro diário nessa jornada rumo a um futuro melhor.

__

Créditos: Ilustrações – GoodStudio / Shutterstock

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail