Um terrário que imita a biosfera da Amazônia para filtrar água

O designer britânico Pratik Ghosh, criou um filtro doméstico que usa um método mais sustentável de se obter água limpa, o Drop by Drop; um aparelho que é alimentado por ervas e purifica a água residual que sobra de processos domésticos realizados na cozinha (o que chamamos de água cinza). Nesse processo, o sistema é capaz de limpar a água utilizada em casa e, ao mesmo tempo, cultivar ervas.

drop-by-drop-pratik-ghosh-design-inova-social-02-1080

Drop by Drop tem um funcionamento muito parecido com a transpiração da floresta Amazônica e, de acordo com Pratik, seu protótipo reproduz uma mini biosfera que trabalha usando, de forma otimizada, os 4 fatores essenciais para a transpiração flora: umidade, luz, calor e vento.

“O ar carregado de umidade é estrategicamente retirado do sistema e condensado para formar água pura e destilada,” diz Pratik.

Uma redoma de vidro envolve as plantas do Drop by Drop e a água cinza é adicionada ao sistema por canos. Então, a purificação dessa água é feita pelas próprias plantas: uma luz inicia o processo de fotossíntese e a planta expira o vapor que será condensado para se transformar em água destilada. Uma bomba controla o fluxo de ar e ajuda a acelerar o processo. Então, para transformar a água destilada em água potável, é adicionado sal à composição.

drop-by-drop-pratik-ghosh-design-inova-social-03-1080

O sistema não precisa de muita manutenção. Se não há pessoas na casa, o Drop by Drop se torna uma biosfera auto-sustentável depois que os tubos são tampados, tudo graças aos micróbios e insetos encontrados no solo, que são responsáveis pelo fornecimento de dióxido de carbono. E o próprio sistema absorve o oxigênio necessário para dentro da redoma.

No momento, o protótipo demora cerca de 12 horas para filtrar um copo de água, mas, segundo Pratik, o sistema poderá chegar a filtrar 42 galões em 12 horas.

“A ideia é mudar a forma como nós adquirimos e consumimos água em larga escala. E qual o melhor lugar para começarmos isso, a não ser a nossa casa?” – Pratik Ghosh

O trabalho de Pratik foi exibido em uma exposição de graduados da Royal College of Art (Londres), que aconteceu de 24 de junho a 2 de julho, no campus da universidade, em Kensington.

Para conhecer o Drop by Drop, assista ao vídeo abaixo:

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail