Projeto Twenty: E se produtos domésticos fossem vendidos sem 80% de sua composição?

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Se você parar para ler o rótulo de qualquer produto doméstico, desde um detergente para roupas até um shampoo, irá perceber que todos eles possuem uma coisa em comum: a maioria desses produtos é composta por 80% de água. Considerando que bilhões de embalagens desses produtos são enviadas ao redor do mundo, isso representa uma quantidade grandiosa de recursos que são utilizados e poderiam ser reduzidos, como embalagem e combustível – que não só trazem custos elevados às empresas e aos consumidores, como também geram mais lixo e mais poluição.

E se esses produtos pudessem ser vendidos de forma sólida, sem a água? Essa é a ideia por trás do projeto Twenty, criado pela designer Mirjam de Bruijn.

Twenty aborda um conceito diferente de embalagem, onde produtos domésticos são vendidos em sua forma sólida. Uma vez que você compra seu shampoo, por exemplo, você simplesmente insere o produto em uma embalagem reutilizável e adiciona água a ele.

O conceito foi criado por Mirjam em sua tese para a Academia de Design de Eindhoven (Holanda), e se ele for adotado, a designer estima que o índice médio de embalagens por pessoa irá reduzir significantemente em seu país. Além, claro, da redução dos níveis de emissão de carbono.

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A intenção de Mirjam é chamar atenção dos consumidores para essa questão e aumentar a conscientização a respeito de todo esse universo que existe em torno das embalagens dos produtos que consumimos e como elas podem melhorar e evoluir, gerando benefícios para todos: para as empresas, para os consumidores e para o meio ambiente.

Para saber mais sobre o projeto, assista ao vídeo abaixo (em inglês):

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