O chocante e não tão distante futuro distópico de Years and Years

“Tudo ia bem até uns anos atrás, antes de 2008. Lembram? Achávamos política um assunto chato. E agora, me preocupo com tudo. Nem sei em que pensar primeiro. Nem é o governo, são os bancos. Eles me apavoram. E não só eles. As empresas, as marcas, as corporações que nos tratam como algoritmos enquanto envenenam o ar a temperatura, a chuva. Nem vou falar do Estado Islâmico. E agora temos os Estados Unidos. Nunca achei que fosse ter medo deles, mas temos fake news, fatos falsos, nem sei mais o que é verdade. Em que tipo de mundo vivemos? Se está tão ruim agora, como vai ser para você? Daqui a trinta anos? Dez anos? Cinco anos?”, diz o personagem de Russell Tovey, em Years and Years, série da BBC que é transmitida pela HBO no Brasil.

Os primeiros minutos de Years and Years retratam muito bem o que é o sentimento de grande parte das pessoas ao redor do mundo: Como as coisas vão ser daqui a cinco, dez, trinta anos? Infelizmente, as expectativas não são nada boas. E nós sabemos disso.

Em Years and Years – em um período em que a Grã-Bretanha é abalada por instáveis avanços políticos, econômicos e tecnológicos – somos apresentados aos membros da família Lyons e acompanhamos as reviravoltas de suas vidas cotidianas durante 15 anos.

A série vem sendo fortemente indicada a todos os fãs de Black Mirror, principalmente pela forma como as tecnologias são apresentadas na série. Os assistentes pessoais são um pouco melhores dos que temos hoje, é possível aplicar filtros faciais na vida real, em forma de holograma, e já se fala de empresas que estão fazendo testes de backup de consciência. Mas o que difere Years and Years de Black Mirror não é só a forma como seres humanos lidam com a tecnologia (isso é um dos pontos, apenas), mas também a forma como nós lidamos uns com os outros e como o mundo externo interfere em nossas relações.

E se seu marido, a pessoa que você tanto ama e admira, começar a levar em consideração teorias da conspiração, como a Terra Plana, ou passar a acreditar em site que “prova” que germes não existem, é tudo invenção da indústria farmacêutica?

E se o seu filho se descobrir transumano (o que é totalmente diferente de transexual)?

E se os EUA lançarem um míssil na China?

E agora? O que acontece agora?

É isso o que você se pergunta ao final do episódio, quando vê sua cabeça explodir a cada cinco minutos. E mesmos sendo assustador e angustiante olhar para um futuro tão próximo, onde a TV para uma janela para o futuro, é exatamente isso o é que nos faz querer imediatamente dar play no episódio seguinte.

A primeira temporada de Years and Years conta com seis episódios e está disponível no HBO GO. Confira o trailer abaixo:

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Deixe uma resposta

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail