TED Talks: Como investir em impacto social

TED Talks: Como investir em impacto social

Quando falamos sobre investimento social, estamos falando sobre investimento em pessoas, seja direta ou indiretamente. Hoje, você confere nossa seleção especial de TED Talks com ótimos e práticos conselhos sobre como investir de forma responsável com foco em impacto social.

  • Frances Frei: Como construir (e reconstruir) confiança

Confiança é a base de tudo o que fazemos. Mas o que fazemos quando ela é destruída? Numa palestra reveladora, a professora da Escola de Negócios de Harvard, Frances Frei, dá um curso intensivo de confiança: como construí-la, mantê-la e reconstruí-la, algo com o que ela trabalhou durante um período recente na empresa Uber. “Se pudermos aprender a confiar mais uns nos outros, poderemos conquistar um progresso humano sem precedentes”, diz Frei.


  • Tim Leberecht: Quatro maneiras de construir uma empresa na era das máquinas

Diante da inteligência artificial e do aprendizado das máquinas, precisamos de um novo e radical humanismo, diz Tim Leberecht. No autointitulado “negócio romântico”, isso significa projetar organizações e locais de trabalho que celebrem a autenticidade, em vez da eficiência, e perguntas, em vez de respostas. Leberecht propõe quatro princípios, reconhecidamente subjetivos, para a construção de organizações belas.


  • Musimbi Kanyoro: Para solucionar os maiores problemas do mundo, invistam nas mulheres e garotas

Como CEO do Global Fund for Women, Musimbi Kanyoro trabalha para apoiar mulheres e suas ideias para que elas possam expandir e crescer. Ela nos apresenta o conceito maragoliano de “isirika” – um modo de vida pragmático que abraça a responsabilidade mútua de cuidarmos um do outro – algo que ela vê em mulheres praticando no mundo inteiro. E ela destaca que aqueles que têm mais devem dar mais às pessoas que se esforçam para melhorar suas comunidades. “Imagine como seria se você abraçasse isirika e tornasse-a seu padrão”, Kanyoro diz. “O que poderíamos alcançar pelos outros? E pela humanidade?” Vamos descobrir – juntos.


  • Michael Porter: Como empresas podem resolver problemas sociais

Por que nos voltamos para organizações sem fins lucrativos, ONGs e governos para solucionar os maiores problemas da sociedade? Michael Porter admite que, como professor de administração, é suspeito para discutir o assunto, mas deseja que você escute seus argumentos sobre deixar empresas tentarem resolver problemas enormes como mudanças climáticas e acesso à água. Por quê? Porque quando empresas solucionam um problema, elas têm lucro – o que permite que a solução cresça.


  • Wendy Woods: Os benefícios da empresa em fazer o bem

O único jeito de obtermos considerável progresso em relação aos problemas desafiadores da nossa época é ter empresas que administrem as soluções, diz a estrategista de impacto social, Wendy Woods. Em uma palestra sobre dados compactados, Woods compartilha um jeito novo de ter acesso ao impacto que todas as partes de uma empresa podem causar a todos os elementos de uma sociedade e, então, ajustá-las para que não só causem menos danos, mas que, na verdade, também otimizem as coisas. Saiba mais sobre como os executivos podem passar da responsabilidade social corporativa para o “impacto social total” – para o benefício tanto do resultado final como da sociedade como um todo.


  • Tricia Wang: As percepções humanas que faltam no big data

Por que tantas empresas tomam decisões ruins, mesmo com acesso a quantidades de dados sem precedentes? Com histórias da Nokia à Netflix e aos oráculos da Grécia antiga, Tricia Wang desmistifica o big data e identifica suas armadilhas, sugerindo que nos concentremos em “thick data” – percepções preciosas e não quantificáveis de pessoas reais – para tomar as decisões de negócios corretas e prosperar no desconhecido.

Compartilhe esse artigo: