TED Talks: É possível reinventar a forma como vivemos hoje?

Nada de casas tradicionais! Em nossa seleção de TED Talks de hoje, conheça diferentes formas que pessoas vivem em harmonia umas com as outras e com seus ambientes.

  • Grace Kim: Como o cohousing pode nos fazer mais felizes (e viver mais)

A solidão nem sempre decorre de estar sozinho. Para a arquiteta Grace Kim, a solidão está relacionada com o quanto nos sentimos socialmente conectados com as pessoas que nos rodeiam, e muitas vezes depende da casa onde moramos. Ela compartilha um antídoto antigo para o isolamento: “cohousing”, uma maneira de viver onde as pessoas escolhem compartilhar espaço com seus vizinhos, conhecê-los e cuidar deles. Repense sua casa e como você mora nela com esta conversa de abrir os olhos.


  • Moshe Safdie: Como reinventar o prédio comercial

Em 1967, Moshe Safdie reimaginou o prédio residencial monolítico, criando o “Habitat 67”, que deu a cada unidade um senso de abertura sem precedentes. Quase 50 anos mais tarde, ele acredita que a necessidade por esse tipo de prédio é maior que nunca. Nesta breve palestra, Safdie pesquisa uma gama de projetos que prescindem de arranha-céus e permite que a luz permeie cidades de grande densidade populacional.


  • Dan Phillips: Casas criativas feitas de material recuperado

Nesta divertida e instigante palestra no TEDxHouston, o construtor Dan Phillips nos leva em um tour por uma dúzia de casas que ele construiu no Texas usando material reciclado e recuperado das mais loucas e criativas maneiras. Brilhante, detalhes do design low-tech irão refrescar sua própria energia criativa.


  • Iwan Baan: Moradias engenhosas em lugares inesperados

No centro de Caracas, na Venezuela, há uma torre de 45 andares, a “Torre de David,” um arranha-céu inacabado e abandonado. Mas, há oito anos, pessoas começaram a se mudar para lá. O fotógrafo Iwan Baan mostra como as pessoas constroem casas em lugares improváveis, levando-nos a uma viagem pelos apartamentos das famílias da Torre de David, a uma cidade sobre as águas, na Nigéria, e a uma vila subterrânea, na China. Imagens maravilhosas celebram a habilidade que a humanidade tem de sobreviver e de construir uma casa em qualquer lugar.

__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Créditos: Imagem Destaque – Jirapong Manustrong / Shutterstock

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail