Projeto Humanos: um podcast com histórias reais sobre pessoas reais

Projeto Humanos é um podcast documentário, idealizado e comandado pelo jornalista Ivan Mizanzuk, que tem um formato narrativo e utiliza técnicas de storytelling, resultando em episódios que são como “filmes para se ouvir”. Com foco no registro de histórias reais, os episódios sempre contêm as vozes das pessoas que vivenciaram eventos extraordinários, assim como matérias da imprensa e documentos da época. Não são usados atores, apenas a realidade.

Em agosto de 2015, a primeira temporada do Projeto Humanos, chamada As Filhas da Guerra, narrou a história de Lili Jaffe, uma judia iugoslava sobrevivente do Holocausto.

A segunda temporada, O Coração do Mundo, estreou em março de 2016. Composta por 14 episódios, buscou montar um mosaico de histórias que expunham experiências individuais de brasileiros e refugiados que se envolveram com os recentes conflitos no Oriente Médio. Através dela, os ouvintes tem uma melhor compreensão sobre a geopolítica naquela parte do mundo, partindo desde o 11 de Setembro até a Guerra da Síria.

No final de 2016, estreou a terceira temporada, O Que Faz um Herói? Foi a primeira temporada produzida pelos novos colaboradores do Projeto Humanos, que participaram do treinamento realizado entre 2015 e 2016, e que já haviam lançado histórias em formato de Crônicas. Contando com seis episódios, seis histórias isoladas, a temporada explora momentos de heroísmo realizados por pessoas comuns.

O Projeto Humanos agora faz parte da Half Deaf (produtora de podcasts como o Esquizofrenóias, que foi citado aqui no InovaSocial na publicação 2020: Alimentos orgânicos, crise financeira e outras previsões), e sua quarta temporada estreia hoje. Intitulada “O Caso Evandro”, a temporada terá 20 episódios e abordará o acontecimento popularmente conhecido no Paraná como “As Bruxas de Guaratuba”, um dos casos criminais mais chocantes da história do Brasil. Fruto de dois anos de pesquisa, “Caso Evandro” terá um novo capítulo a cada quarta-feira e poderá ser ouvido nas principais plataformas de podcasts, como o Spotify e o site oficial da Half Deaf.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail