Confira nossa seleção especial de podcasts sobre História, Cultura e Representatividade Negra

Hoje, no Brasil, é celebrado o dia da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. Apesar de a data jogar um holofote em assuntos que devem ser abordados diariamente em nossas vidas, o dia de hoje nos dá mais uma chance de falarmos sobre questões relacionadas ao racismo, à discriminação, à igualdade social e à inclusão de negros na sociedade.

Além disso, também é uma oportunidade de celebrarmos a cultura afro-brasileira e enaltecermos a importância da diversidade racial em todos os espaços de nossa sociedade. E, junto com todas essas oportunidades, o Dia da Consciência Negra é um dia para refletir e aprender. Por isso, preparamos uma seleção especial com nossos podcasts favoritos sobre História, Cultura e Representatividade Negra. Confira abaixo:

  • O Assunto | #63: No Dia da Consciência Negra, como vive e resiste uma comunidade quilombola em 2019

No episódio #63, Renata Lo Prete conversa com Paula Paiva Paulo, repórter do G1 que viajou para o território Kalunga, maior quilombo do país. Os kalungas vivem há 300 anos na região nordeste de Goiás e preservam tanto as tradições da comunidade quanto o Cerrado, bioma em que vivem. Paula relata como foi passar 5 dias na comunidade e como surgiu o quilombo. Os kalungas são parte dos chamados povos tradicionais brasileiros – da qual fazem parte 650 mil famílias, segundo um levantamento do Ministério Público Federal.

  • Fronteiras no Tempo | #36 – Zumbis, História e Consciência Negra

No Dia da Nacional Consciência Negra, 20 de novembro, os historiadores C. A. e Beraba refletem juntos sobre os porquês da existência e da celebração desta data. Embarque nessa jornada na qual contamos a história e as visões construídas sobre o herói nacional Zumbi dos Palmares ao longo do tempo. No episódio: Entenda a origem, a importância e a necessidade de termos o Dia Nacional da Consciência Negra, descubra como foi o processo para a instituição desta data cívica, compreenda o que era e é um Quilombo e por que falamos de Zumbis (no plural) e surpreenda-se com as as narrativas construídas sobre Zumbi dos Palmares ao longo da História do Brasil.

  • São Paulo: Capital da Cultura | Mês da Consciência Negra: um papo com Fernando Alabê (Ilu Inã), Xis e Ka Alves

O “Mês da Consciência Negra” é o tema do mais recente episódio do podcast São Paulo Capital da Cultura. No primeiro bloco, batemos um papo com os coordenadores do evento da Secretaria Municipal de Cultura, Ka Alves e Xis, e com o mestre de bateria Fernando Alabê que, ao lado da sua irmã Fefê Camilo, preside o Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã. No segundo bloco, rola aquele costumeiro giro de dicas culturais, desta vez com: Pedro Granato, coordenador de teatros e centro culturais; Raquel Schenkman, diretora do Departamento do Patrimônio Histórico; e Josélia Aguiar, diretora da Biblioteca Mário de Andrade. Clique aqui para conferir a programação completa da cidade de São Paulo para o Mês da Consciência Negra.

  • Mamilos | #92 – Consciência Negra – Parte 1

Por meio da Lei 12.519 de 2003 instituiu-se 20 de Novembro o Dia da Consciência Negra no Brasil. Nessa data é feriado em 1047 das 5570 cidades brasileiras. Muitos municípios alegam questões econômicas para não declarar feriado, como Porto Alegre esse ano. De qualquer maneira, todos os anos vem a tona a discussão sobre a necessidade e importância dessa data. De um lado pessoas que reivindicam o dia como momento em que a sociedade brasileira deveria refletir sobre o que é negro no Brasil e reverenciar Zumbi dos Palmares, do outro pessoas que acreditam que a data é segregacionista e desnecessária.

  • Mamilos | #93 – Consciência Negra – Parte 2

E a conversa gostosa e transformadora com o Oga Mendonça e Xênia França continua, com participação super especial de Vivi Duarte, do plano feminino, contando como foi descobrir-se negra e da poderosíssima Ana Paula Xongani conversando sobre empreendedorismo negro. Agora vamos falar sobre construção de identidade, hipersexualização, exotismo, a contribuição de religiões de matriz africana e muito mais. Vem sem preconceito. Taca-lhe o play nesse Mamilos.

  • Más Feministas | #13 – Mulheres & Consciência Negra

Vanessa e a escritora Solaine Chioro conversam sobre mulheres negras, representatividade, empoderamento e muito mais.

__

Créditos: Imagem Destaque – JKstock/Shutterstock

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail