Coletivo Di Jejê: Conhecimento, empoderamento e transformação

Nascer mulher no Brasil é algo que implica em uma série de desafios desde sempre. Agora, quando juntamos o machismo ao racismo, é impossível ignorar o fato de que são dobrados os desafios de mulheres negras em nossa sociedade. Por isso, é importante que movimentos de conscientização e empoderamento são extremamente importantes. E hoje vamos falar de mais um deles.

Jaque Conceição é pedagoga, mestre em Educação e criadora do Coletivo Di Jejê, um espaço de formação e produção de conhecimento sobre a mulher negra, feito por mulheres negras. O objetivo do projeto é proporcionar um ambiente de troca de experiências e conhecimento, de fala, de transformação e de poder, onde as mulheres negras podem ser o que são e como são, sem esteriótipos, padrões ou imposições.

O coletivo funciona através de uma série de cursos com temas relacionados à mulher negra no Brasil e, atualmente, acontecem na garagem da Jaque. São 8 horas de conteúdo, com discussões que têm como ponto principal o diálogo e a valorização das experiências de cada participante.

Desde o início, a procura pelos cursos se multiplicou rapidamente. A primeira turma era composta por 7 participantes, mas logo Jaque estava recebendo dezenas de pessoas em sua garagem.

“A cada encontro, todas aquelas mulheres negras, me traziam força, beleza e resistência para as minhas lutas diárias, para as minhas dores, para os meus medos, para os meus sonhos. Cada mulher negra que me procurava depois, pedindo orientação para sua pesquisa de graduação, para seu projeto de mestrado ou para desabafar uma dor, um sofrimento, alimentavam em mim a certeza de que, mesmo sem saber como, eu deveria continuar.” Disse Jaque, em sua colaboração para o site Think Olga.

Além dos encontros presenciais, o coletivo proporciona um curso à distância, que funciona de uma forma um pouco diferentes: são encontros virtuais e sua duração é de dois meses, também contando com uma apostila virtual com textos para aprofundamento teórico, apoio de Jaque como tutora e até mesmo um certificado de participação.

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

___
Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Mande uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail