YuMi: Um robô operado remotamente restaurando a Floresta Amazônica

YuMi: Um robô operado remotamente restaurando a Floresta Amazônica

Em uma fusão singular de tecnologia de ponta e ativismo ambiental, YuMi, um robô automatizado, com dois braços e operado remotamente, está auxiliando voluntários a restaurar a Floresta Amazônica. O pequeno gigante tecnológico, numa dança meticulosa e persistente, planta sementes e cultiva árvores, um vaso de cada vez.

Esta iniciativa é fruto de um projeto piloto entre a ABB Robotics e a organização sem fins lucrativos Junglekeepers, dos Estados Unidos. O ambicioso objetivo da Junglekeepers é salvaguardar 55.000 acres da Amazônia e combater o desmatamento. Com o suporte de YuMi e ABB Robotics, esse objetivo está se tornando cada vez mais tangível.

Mesmo localizado na distante Suécia, YuMi comanda suas operações em um laboratório na selva peruana da Amazônia. Através da tecnologia de nuvem, os especialistas da ABB simulam, refinam e implantam a programação necessária para YuMi, que está a 12.000 quilômetros de distância. A automação permite aos voluntários da Junglekeepers dedicarem seus esforços para colocar os vasos na terra, acelerando a jornada de reflorestamento.

O robô YuMi, independente e operado remotamente, pode cavar buracos no solo com uma pá miniatura pessoal, plantar sementes, compactar o solo e até marcar os vasos biodegradáveis com etiquetas coloridas para identificação. Graças à sua assistência, os Junglekeepers conseguem replantar uma área equivalente a dois campos de futebol todos os dias, concentrando-se nas áreas que mais necessitam de reflorestação.

A presença do sistema robótico totalmente remoto e autônomo resolve o desafio de encontrar pessoas dispostas a residir e trabalhar na remota área da selva. YuMi opera autonomamente, requerendo intervenção humana apenas para solução de problemas.

Além disso, o robô permite que os voluntários da Junglekeepers fiquem livres para dedicar seu tempo e recursos a patrulhas para deter madeireiros ilegais, educar as comunidades locais sobre a preservação da floresta tropical e plantar mudas maduras.

O YuMi é um robô está mudando o jogo no reflorestamento da Amazônia, provando que a inovação e a sustentabilidade podem, e devem, andar de mãos dadas. A tecnologia está sendo utilizada para conectar pessoas, lugares e propósitos, gerando um impacto positivo em nosso planeta. E YuMi, com sua pequena pá e grande propósito, está no centro desse movimento.

Para saber mais, assista ao vídeo a seguir.

ABB Robotics Amazon reforestation pilotABB Robotics Amazon reforestation pilot
Compartilhe esse artigo: