WhatsApp na luta contra a COVID-19 e as fake news

“Caldo de cana previne contra Covid-19”; “o novo coronavírus é uma bio-arma” ou “Cuba encontrou uma vacina para o novo vírus”. Você provavelmente já foi impactado por alguma fake news no WhatsApp. Seja no grupo da família, da empresa e, até mesmo, daquele seu amigo que adora uma teoria conspiratória. Em períodos normais, isso seria apenas mais uma maluquice via “Zap”, mas — em tempos de pandemia — uma notícia falsa pode se tornar um perigo para saúde pública.


Leia mais: “Pandemia: O novo coronavírus, fake news e a Gripe Espanhola”


Com o objetivo apoiar a luta global contra a pandemia de coronavírus, o WhatsApp anunciou recentemente, o lançamento de duas iniciativas: o lançamento global do Hub de Informações sobre o Coronavírus do WhatsApp, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), UNICEF e PNUD; e uma doação de US$ 1 milhão à Rede Internacional de Verificação de Fatos (IFCN) do Instituto Poynter.

Abaixo você confere algumas maneiras de usar o WhatsApp para cuidar de amigos e familiares, ter acesso às informações oficiais mais recentes sobre saúde e compartilhá-las com responsabilidade:

Mantenha o contato virtualmente: Use os recursos do WhatsApp — como os grupos, as chamadas de voz e chamadas de vídeo — para se manter conectado e dar apoio às pessoas importantes para você mesmo estando distante fisicamente.

Escolha fontes de informações confiáveis: Entre em contato com organizações locais, nacionais e internacionais. Consulte fontes de informações confiáveis, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) ou o ministério da saúde, para obter as últimas notícias e orientações sobre a pandemia.

Ajude a evitar a disseminação de notícias falsas: Nem todas as mensagens sobre a  COVID-19 que você recebe são precisas. Confirme os fatos em outras fontes de informações confiáveis e não encaminhe mensagens que você não tem certeza.

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail