Solar Veloroute: Uma ciclovia com painéis solares e estações de recarga

Cada vez mais, as ciclovias estão vêm representando uma peça essencial para a mobilidade urbana atual, fazendo com que designers, arquitetos, engenheiros e gestores públicos ao redor do mundo reimaginem seu uso em um futuro muito próximo. Com isso em mente, usando a sustentabilidade como linha principal, o arquiteto polonês Peter Kuczia desenvolveu a Solar Veloroute, uma via fotovoltaica multifuncional para ciclistas e pedestres; o projeto foi elaborado para distritos da Suíça e Dubai, mas pode ser adaptado a qualquer local e zona climática.

O sistema fotovoltaico da Solar Veloroute usa energia solar para gerar eletricidade, que pode ser usada para estações de recarga e iluminação no local, enquanto a energia excedente coletada pode ser distribuída para serviços adicionais. Pensado como uma estrutura atraente que atrai a atenção das pessoas que passam pelo local, o projeto também visa incentivar a curiosidade a respeito da sustentabilidade. Para garantir que a Solar Veloroute sirva como uma experiência educacional informal para o público, o arquiteto instalou painéis e pôsteres com informações sobre os benefícios do uso da energia solar em escala global.

Segundo o projeto, apenas um quilômetro da Solar Veloroute poderia fornecer cerca de 2.000 MWh de eletricidade, o suficiente para abastecer 750 residências ou fornecer eletricidade para mais de 1.000 carros elétricos dirigindo 11.000 km por ano.

Concebido como um sistema modular, o projeto assume a forma de um arco semifechado, construído com painéis solares de vidro anti-reflexo, que são fixados em terças de aço arredondadas. O dossel protege ciclistas e pedestres do sol e de outras condições climáticas adversas. Dentro da Solar Veloroute, os passageiros podem encontrar estações de recarga para bicicletas ou smartphones. Quando a noite chega, todos podem desfrutar de uma via protegida iluminada.

A construção do projeto foi desenvolvida para que a Solar Veloroute possa ser adaptada a qualquer ciclovia comum, seguindo todas as curvas do percurso. A estrutura é totalmente ajustável e o número de fileiras de painéis, a distância entre os módulos e sua inclinação podem ser alterados de forma flexível para responder às condições locais.

A Solar Veloroute é mais um projeto inovador que pode gerar um grande impacto positivo em um futuro muito próximo. Esperamos poder ver esse projeto e outros similares ganhando cada vez mais espaço em meio às cidades do mundo todo. Para conhecer outros projetos do arquiteto polonês Peter Kuczia, clique aqui.

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail