Veículos autônomos transportam suprimentos e testes da Covid-19

A inovação tecnológica não tem sido impulsionada, ela foi catapultada pela pandemia. Soluções que adotaríamos nos próximos anos viraram realidade em poucas semanas. Um destes casos é o carro autônomo. Em um projeto inovador, a Autoridade de Transportes de Jacksonville, agência independente responsável pelo transporte público na cidade de Jacksonville, na Flórida, em parceria com a Beep e NAVYA — empresas especializadas em veículos autônomos — colocou em prática o serviço de transporte autônomo de suprimentos e testes para Covid-19 coletados em ponto de drive-thru da Mayo Clinic, organização sem fins lucrativos da área de serviços e pesquisas médicas.

Desde o dia 30 de março, quatro veículos autônomos têm operado na cidade transportando os testes de pontos de drive-thru até um laboratório de processamento da Mayo Clinic. Colocadas em recipientes seguros, os veículos têm transportado com segurança e, segundo dr. Kent Thielen, CEO da Mayo Clinic Flórida, “o uso da inteligência artificial nos permite proteger a equipe da exposição [durante o transporte] e libera tempo da equipe para que possa ser dedicado ao tratamento direto e atendimento aos pacientes.”

As empresas criaram, testaram e implementaram rotas para os veículos autônomos, com o objetivo de se manterem isolados de pedestres, tráfego ou funcionários. O vídeo abaixo mostra o processo de transporte e como as equipes se relacionam com o veículo. O sistema, que parece ter saído de um filme de ficção científica, é 100% real e lembra muito o utilizado por algumas foodtechs, como o caso do iFood, que no fim de 2019, anunciou um sistema de robôs autônomos nas entregas, mas com veículos bem maiores. Outro ponto importante sobre os veículos adotados em Jacksonville é que eles são elétricos e sem motor a combustão. Desenvolvidos inicialmente para transportar até 15 pessoas, eles nem precisaram ser adaptados para a tarefa atual.

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail