UNESCO e Huawei expandem educação digital com TeOSS

UNESCO e Huawei expandem educação digital com TeOSS

A UNESCO, em parceria com a Huawei, anunciou a expansão do projeto Sistema de Escolas Abertas Habilitadas por Tecnologia para Todos (TeOSS) durante o Seminário da UNESCO sobre os Futuros Digitais da Educação. Esta segunda fase será realizada de 2024 a 2027 em países como Brasil, Tailândia e Egito, visando potencializar a conectividade em escolas para melhorar a experiência educacional de professores e alunos.

A Fase II do TeOSS busca desenvolver sistemas educacionais mais resilientes, inclusivos e preparados para o futuro, utilizando tecnologia para fornecer recursos digitais, treinamento e suporte a educadores e estudantes. Estes sistemas são projetados para assegurar a continuidade e a qualidade da educação em diferentes situações, incluindo crises como pandemias.

“Diante de uma transformação digital sem precedentes, a educação está na vanguarda, utilizando a tecnologia não apenas para ampliar o acesso, mas para redefinir a própria natureza do aprendizado e do conhecimento para as gerações futuras”, declarou Stefania Giannini, Diretora-Assistente para Educação da UNESCO. “Graças a parceiros como a Huawei, podemos aproveitar essa revolução digital para moldar um futuro educacional inclusivo, equitativo e centrado no humano.”

A primeira fase do TeOSS, que aconteceu entre 2020 e 2024, focou no Egito, Etiópia e Gana, onde os Ministérios da Educação desses países colaboraram na implementação e avaliação de sistemas de Escolas Abertas.

Os resultados e práticas desses projetos piloto foram apresentados durante o seminário, fornecendo uma base para a expansão do projeto. No Egito, o projeto apoiou 950 mil educadores do ensino fundamental e médio através do Centro Nacional de Ensino a Distância. Em Gana, o TeOSS aprimorou plataformas nacionais de educação, beneficiando mil professores e 3 mil estudantes em 10 escolas piloto. Na Etiópia, beneficiou 12 mil estudantes e 250 educadores em 24 escolas selecionadas, aprimorando o acesso a plataformas educativas nacionais e conteúdo digital.

Já a nova fase do TeOSS também está alinhada com a iniciativa TECH4ALL da Huawei, que visa promover a equidade e a qualidade da educação através da tecnologia. “A Huawei está totalmente comprometida em trabalhar com a UNESCO, governos e todos os stakeholders para desenvolver soluções tecnológicas que promovam um mundo digital inclusivo e sustentável”, disse Liu Mingju, diretor do Escritório do Programa TECH4ALL da Huawei.

Essas ações conjuntas entre países e parceiros como a Huawei e a UNESCO reforçam a visão de um futuro onde a tecnologia e a educação caminham lado a lado para superar desafios e abrir novas portas para o aprendizado global. Este projeto promete não apenas continuar a transformação educacional, mas também inspirar mudanças significativas nas políticas de educação digital em todo o mundo.

Para assistir às ao seminários da UNESCO sobre os Futuros Digitais da Educação, confira a playlist a seguir.

Ciclo de Conferências: Futuros da Educação (Transmissão em português)Ciclo de Conferências: Futuros da Educação (Transmissão em português)
Compartilhe esse artigo: