A tinta mais branca do mundo e seus benefícios ambientais

A tinta mais branca do mundo e seus benefícios ambientais

O branco, um tom comumente associado à minimalismo e simplicidade, agora desponta como “o novo preto” no universo das cores. Além do apelo estético, a tinta mais branca do mundo promete trazer benefícios climáticos e ambientais notáveis.

Esta tinta extremamente branca não chama atenção apenas pela cor. Ela tem a capacidade de refletir a luz solar e o calor que a acompanha, mantendo as superfícies e os edifícios mais frescos de maneira natural. O resultado é uma menor dependência de aparelhos de ar condicionado e, consequentemente, uma redução no consumo de energia elétrica, um benefício que tem um impacto positivo no nosso planeta.

Embora a psicologia possa ter um papel significativo na escolha das cores, a física se mostra igualmente fundamental. A cor preta absorve a luz, enquanto o branco a reflete. No caso da luz solar, não é apenas a luz que é refletida, mas também o calor, que é devolvido à atmosfera.

Esta era a intenção dos pesquisadores da Universidade de Purdue (Indiana, EUA) ao desenvolverem essa tinta. Refletindo até 98,1% da luz solar, a tinta pode reduzir a temperatura da superfície onde é aplicada em até 7.8°C, resultando em menos calor absorvido pelo edifício e, assim, economia de energia e custos com a redução da necessidade de refrigeração interna.

Os benefícios da tinta mais branca do mundo não param por aí. Ela também contribui para mitigar o efeito estufa, pois reflete o calor do sol. Melhor ainda: esse calor não fica confinado na superfície da atmosfera, mas é devolvido ao espaço.

O “ingrediente secreto” dessa propriedade altamente reflexiva é o sulfato de bário, o mesmo composto químico utilizado em papel fotográfico branco e cosméticos. Graças a este composto, a tinta dispersa a luz que reflete, evitando ofuscamento. Embora ainda haja margem para aprimoramentos em sua qualidade e durabilidade, já existem muitos fabricantes e indústrias interessados neste produto inovador que pode economizar dinheiro e ajudar o planeta a longo prazo.

Para saber mais, clique aqui e confira o vídeo a seguir.

World's Whitest Paint: radiative cooling helps to fight climate changeWorld’s Whitest Paint: radiative cooling helps to fight climate change
Compartilhe esse artigo: