Timelapse: Explorando as mudanças da Terra ao longo do tempo com o Google Earth

Recentemente o Google anunciou o lançamento do Timelapse, um recurso de “linha do tempo” do Google Earth, criado para oferecer uma perspectiva mais abrangente sobre as mudanças nas condições do planeta. Com imagens documentadas a partir de 1984 em diante, o recurso permite que os usuários explorem o planeta Terra em detalhes ao longo do tempo, documentando cidades e indústrias em crescimento, e oceanos e rios em movimento.

Nos últimos 15 anos, bilhões de pessoas usaram o Google Earth para explorar o planeta, seja olhando para a Floresta Amazônica, ou sobrevoando sua cidade natal. Mas, ao longo de décadas, a Terra é certamente um lugar muito diferente do que era há quase 40 anos.

O Timelapse marca a maior atualização do Google Earth desde 2017, apresentando o planeta em uma dimensão diferente: o tempo. Para chegar ao resultado final, 24 milhões de fotos de satélite dos últimos 37 anos foram compiladas em uma experiência 4D interativa onde o tempo se desdobra para exibir quase quatro décadas de mudança planetária.

Para acessar o Timelapse, basta acessar o Google Earth e clicar na opção “Viajante”, localizada no menu ao lado esquerdo da tela (ou então, clicar aqui). Você pode fazer sua exploração por conta própria, pesquisando um local específico; mas o Google também oferece cinco “tours guiados”, explorando mudanças nas florestas e no crescimento urbano, bem como o planeta em aquecimento, suas fontes de energia e “a beleza frágil da Terra”.

Para criar a tecnologia por trás do Timelapse, o Google trabalhou com especialistas do CREATE Lab da Universidade Carnegie Mellon (Pittsburgh, Pensilvânia, EUA). Também foram disponibilizados mais de 800 vídeos em timelapse em 2D e 3D para uso público. Assim, todos podem assistir aos vídeos no YouTube ou baixar um arquivo mp4. Com isso, o Google disse estar entusiasmado para ver como pesquisadores, professores, as pessoas usarão o lapso de tempo no Google Earth daqui para frente.

Para explorar o Planeta Terra ao longo do tempo com o Timelapse, clique aqui.

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail