Thinking Huts: Conheça a primeira escola impressa em 3D do mundo

Em breve, a cidade de Fianarantsoa , localizada no sudeste de Madagascar, deverá receber a primeira escola impressa em 3D do mundo. A iniciativa é da Thinking Huts, uma organização sem fins lucrativos, e o projeto será usado como um protótipo para testar sua portabilidade e seu custo-benefício.

Para a estrutura das construções modulares, serão usados materiais de origem local, as paredes serão feitas a partir de impressão 3D e cada construção terá uma porta segura, janelas e acesso à internet. Na área externa, o projeto também prevê uma fazenda vertical e painéis solares; enquanto, já na parte interna, haverá carteiras escolares, mesas e cadeiras.

Segundo o time da Thinking Huts, usar impressão 3D como uma ferramenta principal diminui o tempo de construção de meses para dias, além de reduzir as emissões de carbono do projeto. Além disso, o material utilizado na impressão é uma mistura de cimento capaz de suportar a pressão ambiental e climática, que também emite menos CO2 comparada ao concreto tradicional.

Thinking Huts: Conheça primeira escola impressa em 3D do mundo

Para colocar cada unidade de pé, uma impressora 3D específica para uso em construções irá transformar cimento em paredes, camada por camada. E, quando a escola estiver com suas portas abertas, parceiros locais da Thinking Huts irão ensinar a comunidade a usar a impressora 3D, para que o processo possa ser replicado para construir mais escolas futuramente.

“Investimento insuficiente em infraestrutura física é uma das maiores barreiras à educação”, explica a Thinking Huts.” A impressão 3D poderá preencher essa lacuna, ao mesmo tempo que encoraja a inovação e o crescimento econômico. Não podemos prometer uma solução definitiva para todos os problemas que envolvem a educação, mas estamos prometendo um início.”

A expectativa é começar a construir a primeira unidade entre julho e agosto de 2021; e, atualmente, a Thinking Huts está angariando fundos para ajudar a financiar a primeira escola. Para saber mais, conheça o site oficial da iniciativa e confira as imagens e o vídeo a seguir.

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail