Conheça a primeira ponte de aço impressa em 3D do mundo

Conheça a primeira ponte de aço impressa em 3D do mundo

A primeira ponte de aço impressa em 3D do mundo foi inaugurada em Amsterdã (Holanda), na última quinta-feira. Criada por braços robóticos usando tochas de soldagem para montar a estrutura da ponte camada por camada, o projeto inovador desenvolvido pela MX3D possui 4.500 quilos de aço inoxidável.

Os 12 metros de comprimento da ponte foram construídos por quatro robôs industriais e levou seis meses para ser impressa. A estrutura da ponte futurista projetada pelo Joris Laarman Lab foi transportada de barco pelos canais da cidade até seu local de instalação: o canal Oudezijds Achterburgwal, no centro de Amsterdã. Agora, ela já está aberta para pedestres e ciclistas.

Mais de uma dúzia de sensores fixados à ponte após a conclusão da impressão irão monitorar a tensão, o movimento e a temperatura em toda a estrutura, conforme as pessoas passam por ela e as mudanças climáticas acontecem ao seu redor. Esses dados serão alimentados em um modelo digital da ponte, que será usado por engenheiros para estudar as propriedades do material, além de contarem com o aprendizado de máquina para detectar quaisquer tendências nos dados que possam indicar a necessidade de manutenção ou modificação.

A MX3D também espera que os dados ajudem os designers a entenderem como o aço impresso em 3D pode ser usado em projetos de construção maiores e mais complexos. Segundo Mark Girolami, da Universidade de Cambridge, que está trabalhando no modelo digital com uma equipe do Alan Turing Institute em Londres, as investigações sobre falhas de pontes frequentemente revelam deteriorações que não foram notadas. A coleta de dados constante pode ser capaz de evitar essas falhas, fornecendo um aviso antecipado, garantindo a conservação da estrutura e, o mais importante, a segurança dos pedestres e ciclistas que por ela passarem.

Para conferir os detalhes da instalação da ponte, assista ao vídeo a seguir.

MX3D Bridge Placement, Amsterdam 2021MX3D Bridge Placement, Amsterdam 2021

__

Créditos: Imagens – MX3D