MOXIE: Um dispositivo que gera oxigênio da atmosfera de Marte

MOXIE: Um dispositivo que gera oxigênio da atmosfera de Marte

No planeta Terra, a maioria dos seres vivos precisa de oxigênio para respirar. E nossa atmosfera, composta majoritariamente por nitrogênio e oxigênio, é o que permite nossa existência. Em Marte, com uma atmosfera composta principalmente de dióxido de carbono, a vida “ao ar livre” é algo impossível – pelo menos, até agora.

O MOXIE é um dispositivo de teste da NASA desenvolvido para gerar oxigênio da atmosfera de Marte. Ele possui aproximadamente o tamanho de uma bateria de carro e está instalado no Perseverance, um robô da agência espacial dos Estados Unidos que, desde fevereiro de 2021, está no solo de Marte, buscando sinais de vida microbiana passada, coletando amostras de rochas e sedimentos e estudando a geologia e o clima do planeta vermelho.

Para gerar oxigênio em Marte, o MOXIE usa a técnica de respiração de uma árvore: inalando dióxido de carbono e exalando oxigênio. Em seu primeiro teste, MOXIE gerou 5,4 g de oxigênio (uma quantidade suficiente para manter um astronauta vivo por cerca de 10 minutos).


Leia também: “Espalhar microrganismos em Marte pode ser uma alternativa para a colonização


O dióxido de carbono representa 96% do gás na atmosfera de Marte, enquanto o oxigênio corresponde a apenas 0,13%; em comparação com seus 21% na atmosfera da Terra. Com base nestas porcentagens, os próximos geradores de oxigênio que darão suporte a missões humanas em Marte devem ser cerca de 100 vezes maiores que o MOXIE – o que corresponde aproximadamente ao tamanho de um fogão doméstico comum.

É apenas o começo de uma nova aventura inovadora e empolgante. Se o MOXIE for capaz de atingir seu objetivo, os futuros astronautas a pisar no solo do planeta vermelho poderão contar com uma nova tecnologia, que os ajudará a executar suas missões e chegar em casa com segurança.

Para saber mais sobre o MOXIE e entender como aconteceu todo seu processo de desenvolvimento, assista ao vídeo abaixo (em inglês) e clique aqui.

Crazy Engineering: Making Oxygen on Mars with MOXIECrazy Engineering: Making Oxygen on Mars with MOXIE