ICON anuncia venda das primeiras casas impressas em 3D nos EUA

ICON anuncia venda das primeiras casas impressas em 3D nos EUA

A ICON, empresa focada no desenvolvimento de tecnologias para construção anunciou que, pela primeira vez, suas casas impressas em 3D e eficientes energeticamente estão à venda no mercado.

Projetadas pela Logan Architecture, as casas estão localizadas em Austin (Texas, EUA) e possuem de dois a quatro quartos. Cada casa é dividida em duas partes, onde todo o térreo é impresso em 3D, usando o sistema de construção vulcan da ICON, com material desenvolvido para ser mais resistente e duradouro do que os materiais de construção tradicionais. Segundo a ICON, foi possível observar através de seus testes que essa essa abordagem é mais segura e resiliente, resistindo a incêndios e inundações.

Mas esse não é o primeiro projeto da ICON usando de forma inovadora a impressão 3D. A empresa também participou do desenvolvimento da primeira comunidade impressa em 3D do mundo, em parceria com a organização sem fins lucrativos New Story e a Échale, empresa mexicana que trabalha na construção de habitações sociais.

As casas desse primeiro projeto estão localizadas em Tabasco, no México, e serão doadas a famílias locais que vivem em situação de extrema pobreza e em abrigos improvisados e inseguros. Essa comunidade de casas impressas em 3D terá 50 casas no total e parte delas já foi entregue às famílias. Um projeto no mesmo formato está começando a ganhar forma: a Community First! Village irá construir lares impressos em 3D para pessoas em situação de rua que moram em Austin, no Texas.

Mesmo com muitos projetos sendo desenvolvidos no Planeta Terra, a ICON também tem planos para ir além. E, nesse caso, o céu não é o limite. A empresa pretende realizar, em uma parceria com a NASA, experiências com habitações impressas em 3D na Lua e em Marte a partir de materiais encontrados no solo desses planetas. Segundo Jason Ballard, cofundador e CEO da ICON, experimentos com derretimento de poeira lunar simulada em laboratório foram bem-sucedidos.

Voltando à Terra, atualmente duas das quatro casas construídas no Texas e disponibilizadas para o mercado imobiliário local, ainda estão disponíveis para venda. Para saber mais, confira o vídeo a seguir.

3D-printed Homes by ICON | Austin, TX | Developer 3Strands3D-printed Homes by ICON | Austin, TX | Developer 3Strands