Hi Toilet: O banheiro público “sem contato ” e ativado por voz

Hi Toilet: O banheiro público “sem contato ” e ativado por voz

Criado pela Nippon Foundation – uma ONG japonesa que se dedica ao apoio a iniciativas de inovação social focadas na educação, na saúde e na indústria marítima –, The Tokyo Toilet é um projeto com o objetivo de explorar novas formas de proporcionar ao residentes e visitantes da cidade de Tóquio banheiros públicos, um símbolo da cultura de hospitalidade japonesa mundialmente conhecida.

No projeto, banheiros públicos serão redesenhados em 17 locais em Shibuya e, até o momento, 12 deles já estão concluídos. Embora as especificações de cada banheiro variem, o acesso para cadeiras de rodas é possível em todos os locais – e alguns deles também são adaptados para pacientes ostomizados.

A manutenção das instalações são feitas pela Nippon Foundation, pela Prefeitura e a Associação de Turismo de Shibuya; e o status da manutenção é publicado no site oficial do projeto, para incentivar os usuários a ajudar a manter a limpeza do local para a próxima pessoa.

Recentemente, a 12ª instalação foi disponibilizada para o público. Criado por Kazoo Sato, o Hi Toilet é um banheiro totalmente ativado por voz. A ideia para a implementação dessa funcionalidade surgiu após muita pesquisa e leitura sobre o comportamento dos usuários em banheiros públicos na Europa e nos Estados Unidos para evitar o contato com as superfícies.

Com seus estudos, Kazoo descobriu que 60% das pessoas costumam pisar nas alavancas do vaso sanitário para dar descarga, 50% abrem a porta com papel higiênico, 40% fecham a porta com o quadril e 30% evitam o contato manual tanto quanto possível usando o cotovelo.

Após três anos de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de projeto, o “Hi Toilet” ganhou vida. Apesar de a ideia já existir muito antes da chegada da COVID-19, a pandemia acelerou a aceitação dos usuários quando o assunto é “banheiros sem contato”.

O banheiro possui uma estrutura esférica com um pé-direito de 4 metros e, para ventilar cheiros desagradáveis de forma eficaz, o designers envolvidos no desenvolvimento do Hi Toilet introduziram um sistema de ventilação 24 horas que combina o suprimento de ar natural e exaustores mecânicos para ajudar a facilitar esse processo.

“Acredito que o Hi Toilet terá uma experiência de usuário sem precedentes em termos de banheiros sem contato evai transmitir a grandiosidade dos banheiros públicos japoneses para o mundo”, diz Kazoo Sato.