Headspace: O app para quem quer exercitar a mente

Em tempos onde as redes sociais vivem lotadas de selfies na academia, Andy Poddicombe, o especialista em meditação mais importante do Reino Unido, aparece com um novo tipo de treino: no Headspace, você exercita a sua mente.

Como? Meditando.

Sim, me-di-tan-do. Podemos apostar que sua imaginação te levou agora mesmo ao alto de uma montanha na China, ou até mesmo a um acampamento hippie dos anos 70, mas o cenário do qual estamos falando é muito mais simples e próximo da realidade de uma pessoa comum. Andy mostra que é possível meditar estando em qualquer lugar, inclusive no meio da sua sala ou até mesmo no seu quarto; apenas usando um aplicativo e fones de ouvido.

A meditação, quando praticada regularmente, faz com que sua mente seja cada vez menos estressada e ansiosa, dando lugar a um ambiente com mais foco e mais criativo. Além disso, os benefícios não ocorrem só na parte de dentro, mas também por fora: contribuindo positivamente para melhorar suas relações interpessoais – o que é extremamente importante, principalmente em situações de conflito.

Não que exercitar o corpo e tirar fotos de frente para o espelho da academia seja algo errado, mas é importante dar tanta importância para o nosso cérebro, quanto damos para o corpo. Nossa mente é o que faz tudo por nós. Nosso coração quer bater, nossas pernas querem correr por aí, nossos pulmões querem trabalhar, mas nada disso acontece sem que nosso cérebro ordene cada uma destas ações. Além disso, é na mente onde fica arquivada toda a nossa vida: as tristezas, as felicidades, os aprendizados, os amores… Tudo. Ou seja, existe bem mais precioso do que isso tudo? Então, é importante que também nos atentemos para que tudo esteja na mais perfeita ordem – o que sabemos que é algo extremamente difícil.

A proposta do aplicativo Headspace é que você pare por, pelo menos, 10 minutos de seu dia para fazer absolutamente nada, com sessões de meditação guiadas pelo próprio Andy. Conhecendo nossa rotina atribulada, parar por apenas alguns minutos parece algo impossível, mas nós garantimos: chega um momento em que vira costume e os 10 minutos parecem pouco, sua mente começa até a pedir mais tempo de meditação dia após dia.

O aplicativo conta com 10 sessões gratuitas que o usuário pode ouvir quando e onde quiser. Se entregando totalmente ao exercício, pode-se perceber uma ótima sensação de bem estar em poucos dias. Para quem está acostumado a ter dificuldade em lidar com os pensamentos, é uma experiência deliciosa perceber a sensação de “mente no lugar” que a meditação proporciona. Os benefícios a longo prazo resultam em uma vida onde o bem estar é parte integrante da rotina.

Além da parte gratuita, o usuário também pode optar pelo pagamento de uma assinatura (mensal, anual ou bienal), onde terá disponível opções variadas de pacotes de meditação voltados para soluções um pouco mais específicas, como stress, ansiedade, paciência, criatividade, foco, entre outros.

O Headspace conta com mais de 5 milhões de usuários e suas sessões podem ser acessadas pelo site oficial e pelo aplicativo (Android e iOS). O projeto também conta com um canal no YouTube e vídeos muito bem produzidos falando um pouco mais a respeito da meditação. Além disso, caso você queira conhecer melhor Andy Poddicombe, inserimos ao final do post um vídeo com sua participação no TEDSalon London Fall 2012.

A inovação social está presente em todo lugar, até mesmo na palma de nossas mãos. É só dar o play para mergulhar em um mundo totalmente novo.

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail