Visões sobre o futuro da mobilidade na CES 2022

Visões sobre o futuro da mobilidade na CES 2022

De 5 a 8 de janeiro, aconteceu em Las Vegas o CES 2022 (Consumer Electronic Show), um dos principais eventos mundiais de eletrônica, tecnologia e inovação. Nele, um tema que sempre chama nossa atenção, principalmente por envolver uma série de pontos ligados à inovação social (como mobilidade urbana e sustentabilidade), é o mercado de automóveis.

Durante sua passagem pelo evento, a francesa Citroën e a norte-americana GM, apresentaram suas visões sobre a mobilidade atual e suas inovações para o futuro da mobilidade no mundo. A seguir, conheça cada uma delas.

Citroën Autonomous Mobility Vision

Através de seu conceito Citroën Autonomous Mobility Vision, a Citroën antecipa as necessidades futuras em termos de mobilidade urbana e explora suas competências tecnológicas em benefício do bem-estar dos usuários, ao mesmo tempo que respeita o meio ambiente e otimiza as condições de tráfego nas cidades.

Esse conceito autônomo open-source foi pensado para fluidificar o trânsito urbano de maneira inventiva e proporcionar aos usuários uma experiência original e apaziguante, durante a qual só lhes resta relaxar. Para otimizar o trânsito nas cidades, uma frota de robôs autônomos e interconectados, os Citroën Skates, dissociados das cápsulas (pods) que transportam (dedicadas a diferentes serviços e utilizações), vai trafegar por vias exclusivas perfeitamente integradas à paisagem urbana. Os Skates são como vetores de mobilidade em cuja plataforma virão se posicionar diferentes cápsulas criadas por diversas empresas de serviços. Dessa forma, os usuários podem acessar o serviço que desejarem, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Por exemplo, aproveitar um ambiente aconchegante para ler, assistir a um vídeo com tranquilidade, escutar música enquanto bebem um drink ou ainda se exercitar enquanto se deslocam.

Essa solução autônoma compartilhada possui inúmeras vantagens. Descongestiona as grandes metrópoles, reduz a pegada de carbono por ser elétrica, oferece múltiplas utilizações e custa bem menos que um veículo autônomo individual.

A difusão dessa proposta se baseia, portanto, numa utilização ideal dos recursos que permita explorar todo o ecossistema: cápsulas, Citroën Skates, vias exclusivas, gestão da frota.

Micro Mobilidade na Europa e o Citroën Ami

O Ami não é um automóvel, mas sim um objetivo de micro mobilidade que criou um novo segmento de mercado graças a sua acessibilidade (a partir dos 14 anos na França) e seu preço; suas dimensões reduzidas que facilitam a condução e o estacionamento e acomodam confortavelmente duas pessoas lado a lado; uma recarga simplificada em apenas 3 horas numa tomada convencional de 220V e com seus dispositivos de segurança (contra choques e dias de chuva, por exemplo).

O sucesso do Citroën Ami na Europa foi muito além das expectativas da empresa: mais de 14 mil pedidos fechados desde o lançamento e uma clientela constituída por 80% de novos clientes.

GM e a adoção em massa de veículos elétricos

A presidente e CEO da General Motors, Mary Barra detalhou em sua apresentação na CES 2022 as mudanças que estão vindo à medida em que a sociedade se move rumo à adoção em massa de veículos elétricos. Segundo Mary, a GM está se transformando de produtora de veículos para uma empresa de plataformas de inovação.

“A tecnologia impulsionada por propósito mudará o mundo”, disse Deborah Wahl, diretora de marketing global da GM. “A GM está redefinindo como as pessoas e as mercadorias são transportadas. Nosso compromisso com uma visão de mundo com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento, nos colocou na posição de liderar esse processo. À medida que implementamos nossa estratégia de crescimento, temos a oportunidade e a obrigação de criar um futuro melhor para as próximas gerações. Esse é o efeito Ultium.”

A mensagem “Ultium Effect” da GM orienta a experiência virtual da empresa na CES, que pode ser acessada através deste link. O site mostra as ondas de mudança que começaram com a introdução da plataforma Ultium EV da GM no início de 2020.

Durante sua passagem pela CES 2022, a GM anunciou que seu plano para alcançar a liderança em participação de mercado de veículos elétricos nos EUA, incluirá a Chevrolet Silverado EV , o Chevrolet Blazer EV e o Chevrolet Equinox EV SUV. Esses três produtos colocarão os veículos elétricos da Chevrolet nos dois maiores segmentos da indústria e em um dos segmentos de crescimento mais rápido nos EUA.

A GM compartilhou que está trabalhando para construir um movimento de veículos elétricos que vá além de seu negócio de varejo; sua lista de clientes frotistas que usam veículos elétricos em suas operações conta com nomes como FedEx, Walmart, Enterprise e Quanta. Com o suporte do portfólio de veículos elétricos da marca Chevrolet em rápida expansão, a GM pretende ser líder no seguimento e anunciou que acredita que nenhuma outra montadora hoje pode se comparar ao alcance de seu crescente portfólio totalmente elétrico.

“Estamos testemunhando o que é possível quando inovadores e solucionadores de problemas abraçam a oportunidade de mudar o mundo, sabendo que têm as ferramentas e a tecnologia para fazer exatamente isso”, afirmou Deborah Wahl. “Com essa capacidade, vem a responsabilidade de usá-la. A plataforma Ultium da GM significa que não precisamos mais imaginar um futuro com emissão zero; podemos começar a construí-lo.”

Para saber mais sobre a plataforma Ultium e os planos da GM para o futuro da mobilidade elétrica, clique aqui. A seguir, confira na íntegra a participação de Deborah Wahl, diretora de marketing global da GM, na CES 2022.

GM Chief Marketing Officer Deborah Wahl at CESGM Chief Marketing Officer Deborah Wahl at CES
Compartilhe esse artigo: