Visões sobre o futuro da mobilidade na CES 2022

Visões sobre o futuro da mobilidade na CES 2022

De 5 a 8 de janeiro, aconteceu em Las Vegas o CES 2022 (Consumer Electronic Show), um dos principais eventos mundiais de eletrônica, tecnologia e inovação. Nele, um tema que sempre chama nossa atenção, principalmente por envolver uma série de pontos ligados à inovação social (como mobilidade urbana e sustentabilidade), é o mercado de automóveis.

Durante sua passagem pelo evento, a francesa Citroën e a norte-americana GM, apresentaram suas visões sobre a mobilidade atual e suas inovações para o futuro da mobilidade no mundo. A seguir, conheça cada uma delas.

Citroën Autonomous Mobility Vision

Através de seu conceito Citroën Autonomous Mobility Vision, a Citroën antecipa as necessidades futuras em termos de mobilidade urbana e explora suas competências tecnológicas em benefício do bem-estar dos usuários, ao mesmo tempo que respeita o meio ambiente e otimiza as condições de tráfego nas cidades.

Esse conceito autônomo open-source foi pensado para fluidificar o trânsito urbano de maneira inventiva e proporcionar aos usuários uma experiência original e apaziguante, durante a qual só lhes resta relaxar. Para otimizar o trânsito nas cidades, uma frota de robôs autônomos e interconectados, os Citroën Skates, dissociados das cápsulas (pods) que transportam (dedicadas a diferentes serviços e utilizações), vai trafegar por vias exclusivas perfeitamente integradas à paisagem urbana. Os Skates são como vetores de mobilidade em cuja plataforma virão se posicionar diferentes cápsulas criadas por diversas empresas de serviços. Dessa forma, os usuários podem acessar o serviço que desejarem, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Por exemplo, aproveitar um ambiente aconchegante para ler, assistir a um vídeo com tranquilidade, escutar música enquanto bebem um drink ou ainda se exercitar enquanto se deslocam.

Essa solução autônoma compartilhada possui inúmeras vantagens. Descongestiona as grandes metrópoles, reduz a pegada de carbono por ser elétrica, oferece múltiplas utilizações e custa bem menos que um veículo autônomo individual.

A difusão dessa proposta se baseia, portanto, numa utilização ideal dos recursos que permita explorar todo o ecossistema: cápsulas, Citroën Skates, vias exclusivas, gestão da frota.

Micro Mobilidade na Europa e o Citroën Ami

O Ami não é um automóvel, mas sim um objetivo de micro mobilidade que criou um novo segmento de mercado graças a sua acessibilidade (a partir dos 14 anos na França) e seu preço; suas dimensões reduzidas que facilitam a condução e o estacionamento e acomodam confortavelmente duas pessoas lado a lado; uma recarga simplificada em apenas 3 horas numa tomada convencional de 220V e com seus dispositivos de segurança (contra choques e dias de chuva, por exemplo).

O sucesso do Citroën Ami na Europa foi muito além das expectativas da empresa: mais de 14 mil pedidos fechados desde o lançamento e uma clientela constituída por 80% de novos clientes.

GM e a adoção em massa de veículos elétricos

A presidente e CEO da General Motors, Mary Barra detalhou em sua apresentação na CES 2022 as mudanças que estão vindo à medida em que a sociedade se move rumo à adoção em massa de veículos elétricos. Segundo Mary, a GM está se transformando de produtora de veículos para uma empresa de plataformas de inovação.

“A tecnologia impulsionada por propósito mudará o mundo”, disse Deborah Wahl, diretora de marketing global da GM. “A GM está redefinindo como as pessoas e as mercadorias são transportadas. Nosso compromisso com uma visão de mundo com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento, nos colocou na posição de liderar esse processo. À medida que implementamos nossa estratégia de crescimento, temos a oportunidade e a obrigação de criar um futuro melhor para as próximas gerações. Esse é o efeito Ultium.”

A mensagem “Ultium Effect” da GM orienta a experiência virtual da empresa na CES, que pode ser acessada através deste link. O site mostra as ondas de mudança que começaram com a introdução da plataforma Ultium EV da GM no início de 2020.

Durante sua passagem pela CES 2022, a GM anunciou que seu plano para alcançar a liderança em participação de mercado de veículos elétricos nos EUA, incluirá a Chevrolet Silverado EV , o Chevrolet Blazer EV e o Chevrolet Equinox EV SUV. Esses três produtos colocarão os veículos elétricos da Chevrolet nos dois maiores segmentos da indústria e em um dos segmentos de crescimento mais rápido nos EUA.

A GM compartilhou que está trabalhando para construir um movimento de veículos elétricos que vá além de seu negócio de varejo; sua lista de clientes frotistas que usam veículos elétricos em suas operações conta com nomes como FedEx, Walmart, Enterprise e Quanta. Com o suporte do portfólio de veículos elétricos da marca Chevrolet em rápida expansão, a GM pretende ser líder no seguimento e anunciou que acredita que nenhuma outra montadora hoje pode se comparar ao alcance de seu crescente portfólio totalmente elétrico.

“Estamos testemunhando o que é possível quando inovadores e solucionadores de problemas abraçam a oportunidade de mudar o mundo, sabendo que têm as ferramentas e a tecnologia para fazer exatamente isso”, afirmou Deborah Wahl. “Com essa capacidade, vem a responsabilidade de usá-la. A plataforma Ultium da GM significa que não precisamos mais imaginar um futuro com emissão zero; podemos começar a construí-lo.”

Para saber mais sobre a plataforma Ultium e os planos da GM para o futuro da mobilidade elétrica, clique aqui. A seguir, confira na íntegra a participação de Deborah Wahl, diretora de marketing global da GM, na CES 2022.

GM Chief Marketing Officer Deborah Wahl at CESGM Chief Marketing Officer Deborah Wahl at CES