Conheça “ESUB tracks”, o capacete inteligente criado para ciclistas

Conheça “ESUB tracks”, o capacete inteligente criado para ciclistas

Criado pela empresa alemã Werteloberfell, em parceria com um grupo de engenheiros de materiais na Finlândia e na França, o “ESUB tracks” é um capacete inteligente e autossuficiente desenvolvido para ciclistas.

O capacete conta com recursos eletrônicos para melhorar a segurança dos usuários e um conjunto de pequenos painéis fotovoltaicos orgânicos, inseridos na superfície do capacete, recarregam as baterias usadas para alimentar todos os componentes eletrônicos.

O  “ESUB tracks” usa uma série de recursos eletrônicos para tornar a experiência dos ciclistas mais prática e segura, como alto-falantes piezoelétricos de condução óssea, que se conectam via Bluetooth ao smartphone do ciclista e fornecem áudio sem reduzir a percepção dos arredores.

Sensores de proximidade monitoram a área atrás do usuário, de modo que, se um veículo rápido se aproximar, o ciclista é alertado com uma vibração nos lados esquerdo e direito do capacete. Um microfone é capaz de entender comandos de voz básicos e controlar as luzes indicadoras do sinal de mudança de direção. E, uma vez que a fivela do queixo é fechada, um acionamento elétrico prende as tiras até que o capacete fique confortável e seguro.

E tudo isso é controlado por uma minúscula placa de Arduino Nano (plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, comumente usada na Internet das Coisas). 

O conceito do “ESUB tracks” surgiu a partir de uma colaboração financiada pela União Europeia, entre designers e engenheiros de materiais, fornecedores de materiais, usuários finais e fabricantes; seu objetivo é explorar como novos materiais podem ajudar a melhorar a segurança e a experiência do usuário, seja para aqueles que a utilizam como meio de transporte para se deslocar pela cidade ou para aqueles que pedalam por lazer. Para saber mais, confira o vídeo a seguir.