EmotionCube: Uma estufa climatizada produzida para agricultura indoor

EmotionCube: Uma estufa climatizada produzida  para agricultura indoor

O turismo é responsável por cerca de 8% das emissões de carbono do mundo. De voos de avião e passeios de barco e presentes e hospedagem, são várias as atividades que contribuem para a pegada de carbono do setor. Quando analisamos de forma detalhada esses dados, é possível notar que a área de hospedagens responde por 6% dessas emissões de carbono.

As emissões de hospedagem tendem a ser mais altas em resorts e hotéis que oferecem serviços mais modernos, enquanto alojamentos menores, como pousadas e casas de temporada, têm emissões mais baixas em sua maior parte.

Mas a verdade é que, independente da contribuição do mercado do turismo nas emissões de carbono do mundo, a mudança climática já está afetando o setor. As condições meteorológicas extremas estão aumentando o custo das operações e reduzindo o número de turistas que visitam determinados destinos. Por isso, toda pequena ideia inovadora com potencial de escalabilidade pode ser uma solução de grande impacto para o setor e para o mundo.

Quando focamos especificamente em alimentação, temos os seguintes dados:

  • O setor de alimentos e bebidas corresponde a 10% da pegada de carbono do turismo;
  • A cozinha e a refrigeração de alimentos correspondem a cerca de 11% das emissões de carbono produzidas por um hotel.

Pensando em desenvolver uma solução especificamente para essa área, o estúdio de design Oberhauser criou o EmotionCube Microgreen, a primeira solução completa para cultivo de microgreens na indústria de gastronomia e hospitalidade. A estrutura tem a forma de uma estufa climatizada walk-in, revestida com vidro inteligente (PDLC) e iluminação infravermelha integrada que fornece o clima de crescimento ideal para os pequenos vegetais. Além disso, o piso do EmotionCube Microgreen regula a temperatura e proporciona a umidade perfeita dentro da estufa.

Construído com materiais 100% recicláveis, o EmotionCube está disponível em outras três versões diferentes: o EmotionCube Wine, EmotionCube Cheese e EmotionCube Meat – para armazenamento de vinhos, queijos e carnes. Além da variedade de opções de utilização, o projeto do estúdio Oberhauser pode ser produzido em série, para atender a uma ampla gama de estabelecimentos nas áreas de gastronomia e hospitalidade.

Recentemente, o EmotionCube Microgreen foi nomeado para o German Design Award 2022 na categoria “Design de Produto – Eco Design”. Para saber mais sobre a solução criada pelo estúdio Oberhauser, clique aqui.