Dotplot: dispositivo portátil monitora mudanças na saúde da mama

Dotplot: dispositivo portátil monitora mudanças na saúde da mama

Estudantes de pós-graduação do Royal College of Art (Londres, Inglaterra) criaram um dispositivo portátil para ajudar as mulheres a verificar se há anormalidades em seus seios.

O Dotplot é uma ferramenta de monitoramento da saúde da mama que usa tecnologia que usa sensores para adquirir informações, detectando as propriedades físicas, químicas ou biológicas e convertê-las em dados legíveis — para construir um mapa da mama e fazer leituras de seu tecido mamário.

“Nosso objetivo com o Dotplot é eliminar equívocos no momento do autoexame”, disseram Debra Babalola, Shefali Bohra, Himari Tamamura e Yukun Ge, estudantes do Royal College of Arts. “Queremos que as mulheres cuidem da saúde da mama com confiança, clareza e facilidade.”

Os usuários podem conectar o Dotplot a um aplicativo via Bluetooth e, enquanto pressionam o dispositivo contra o peito, podem ler um guia passo a passo sobre como verificar cada área de seus seios. As instruções incluem solicitar quer o usuário siga o marcador na tela para mover o dispositivo pela pele para cobrir toda a mama.

O aplicativo fornece feedback em tempo real e, ao final de cada verificação, cria um relatório que pode ser comparado às estatísticas coletadas dos meses anteriores. Ele também lembra o usuário de realizar uma verificação a cada mês.

A primeira fase de desenvolvimento do protótipo do dispositivo envolveu perguntar a um grupo de mulheres de diferentes idades com que regularidade e de que maneira elas verificavam seus seios. Os alunos descobriram que muitas mulheres ficam confusas ou mesmo com medo de realizar autoexames de mama, apesar de ser um método fundamental para ajudar a detectar o câncer de mama em seus estágios iniciais.

“Ficamos surpresos ao saber que as mulheres que foram ensinadas a realizar autoexames ainda não tinham certeza de que estavam fazendo isso corretamente”, disseram os designers. “Outras temem que no momento em que um caroço é encontrado, a morte é certa e isso tem impedido as mulheres de verificar suas mamas com a regularidade que deveriam, com medo de sentir um caroço ou alguma anormalidade.”

Os alunos esperam que o Dotplot ajude a prevenir mais diagnósticos de câncer, incentivando as mulheres a criar o hábito de verificar seus seios.

“Nosso objetivo é tornar os cuidados de saúde da mama rotineiros e demonstrar que descobrir alterações no tecido mamário não é algo a ser temido – especialmente quando detectado em tempo hábil”, disseram eles.

“Então nos perguntamos, como podemos garantir que as mulheres realizem esses exames corretamente para reduzir o número de mortes por incidência de câncer de mama?” eles adicionaram.

“A boa notícia é que a detecção precoce aumenta as taxas de sobrevivência para 93 por cento, por isso, quando detectado a tempo, o prognóstico é significativamente melhorado.”

Compartilhe esse artigo: