DIY Neuroscience: Experimentos científicos com um orçamento reduzido

DIY Neuroscience é uma série produzida pelo TED que mostra a ciência em ação, com experimentos de neurociência de ponta realizados com um orçamento reduzido.


Leia também: Torchbearers: Histórias sobre ideias que mudaram vidas


1. Como os polvos se enfrentam

Garanta um confronto se você for um polvo num espaço em que mais de um polvo geralmente significa uma briga. Os neurocientistas da série analisam a agressão observando o comportamento de luta de polvos ou, se preferir, octópodes.


2. Como o som pode invadir sua memória enquanto você dorme

Você consegue estudar para uma prova enquanto dorme? Nesse episódio, os neurocientistas tentam aprimorar a memória realizando experimentos com indivíduos enquanto dormem. Você ficará surpreso com os resultados.


3. O verdadeiro motivo do zumbido dos pernilongos

Como é a canção de amor de um pernilongo? Descubra como os neurocientistas de DIY Neuroscience exploram o significado de todo aquele zumbido irritante em seu ouvido.


4. Como fazer uma mosca-das-frutas comer verduras

A mente pode ser manipulada para adorar um alimento que detestamos? A evidência a partir de moscas-das-frutas é convincente e talvez surpreendente. Dessa vez, a equipe de neurocientistas tenta mudar a preferência de uma mosca por frutas em vez de verduras simplesmente iluminando o cérebro delas.


5. Como o cérebro de uma libélula é projetado para matar

Libélulas conseguem capturar presas com precisão quase perfeita, a melhor entre todos os predadores. Mas como algo com tão poucos neurônios alcança essa proeza? Os neurocientistas exploram, por meio de sensores e uma mosca falsa, como uma libélula se prende de modo certeiro à sua presa e faz a captura em milissegundos.


6. Este computador está aprendendo a ler a mente

A tecnologia moderna permite que neurocientistas examinem o cérebro humano. Mas será que ela também consegue ler a mente? Munidos do aparelho conhecido como eletroencefalograma, ou EEG, e de algumas habilidades de computação, os neurocientistas tentam examinar os pensamentos de uma pessoa.

Deixe uma resposta

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail