WhatsApp lança conteúdos para serem compartilhados durante a pandemia

Como parte da resposta à pandemia de COVID-19, o WhatsApp criou uma coleção especial de materiais para ajudar profissionais de saúde a aproveitar ao máximo as ferramentas do app e, além disso, para que o público em geral mantenha contato com seus entes queridos durante esse período de isolamento, incluindo dicas sobre como evitar informações erradas e notícias falsas.

Os materiais incluem tutoriais rápidos em vídeo no formato horizontal e vertical para facilitar a visualização em celulares, além de infográficos de uma página com orientações passo a passo. Além disso, levando em conta que alguns ambientes possuem baixa largura de banda, os tutoriais em vídeo foram divididos em arquivos de áudio – ou mensagens de voz – para serem compartilhados através do app. Atualmente, todos os recursos estão disponíveis em português, inglês e espanhol.

Esses materiais são gratuitos e podem ser encontrados na Central de Informações sobre o Coronavírus do WhatsApp, juntamente com outras recomendações para o público, profissionais de saúde, pequenas empresas e governos. Para baixar a coleção, basta clicar aqui.

Essa iniciativa se junta a uma série de outras ações realizadas pela empresa. Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia da COVID-19, o WhatsApp firmou parceria com governos e ONGs de todo o mundo para estabelecer linhas de apoio a informações sobre coronavírus, com o objetivo de manter as pessoas seguras e bem informadas através de fontes confiáveis. Em uma parceria com a OMS, foram lançados chatbots de informações sobre o coronavírus, com versões em português, inglês e espanhol, entre outros idiomas; além de serviços semelhantes em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

No restante da América Latina, o WhatsApp também firmou parcerias com os ministérios da Saúde da Argentina, Colômbia, Equador, México e Uruguai.

Em associação com a Rede Internacional de Verificação de Fatos (IFCN), também foi criado um chatbot de verificação de fatos global no WhatsApp. O bot permite que usuários de todo o mundo analisem o banco de dados da IFCN – que conta com 4.000 boatos desmentidos –, pesquisem verificações de fatos por palavra ou frase e também descubram como entrar em contato com verificadores locais em seu país, incluindo o Brasil. O serviço está disponível em inglês e espanhol. Em breve, será disponibilizado em português. Também foram doados US$ 1 milhão à IFCN que foram direcionados para o combate à desinformação do coronavírus em todas as plataformas.

Para saber mais sobre as ações realizadas pela empresa que já foram compartilhadas no InovaSocial, clique aqui.

WhatsApp lança conteúdos para serem compartilhados durante a pandemia

__

Créditos: Imagem Destaque – masmas / Shutterstock

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail