Categories Tecnologias SociaisPosted on 02/06/202023/05/2022WhatsApp lança conteúdos para serem compartilhados durante a pandemia Como parte da resposta à pandemia de COVID-19, o WhatsApp criou uma coleção especial de materiais para ajudar profissionais de saúde a aproveitar ao máximo as ferramentas do app e, além disso, para que o público em geral mantenha contato com seus entes queridos durante esse período de isolamento, incluindo dicas sobre como evitar informações erradas e notícias falsas. Os materiais incluem tutoriais rápidos em vídeo no formato horizontal e vertical para facilitar a visualização em celulares, além de infográficos de uma página com orientações passo a passo. Além disso, levando em conta que alguns ambientes possuem baixa largura de banda, os tutoriais em vídeo foram divididos em arquivos de áudio – ou mensagens de voz – para serem compartilhados através do app. Atualmente, todos os recursos estão disponíveis em português, inglês e espanhol. Esses materiais são gratuitos e podem ser encontrados na Central de Informações sobre o Coronavírus do WhatsApp, juntamente com outras recomendações para o público, profissionais de saúde, pequenas empresas e governos. Para baixar a coleção, basta clicar aqui. Essa iniciativa se junta a uma série de outras ações realizadas pela empresa. Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia da COVID-19, o WhatsApp firmou parceria com governos e ONGs de todo o mundo para estabelecer linhas de apoio a informações sobre coronavírus, com o objetivo de manter as pessoas seguras e bem informadas através de fontes confiáveis. Em uma parceria com a OMS, foram lançados chatbots de informações sobre o coronavírus, com versões em português, inglês e espanhol, entre outros idiomas; além de serviços semelhantes em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. No restante da América Latina, o WhatsApp também firmou parcerias com os ministérios da Saúde da Argentina, Colômbia, Equador, México e Uruguai. Em associação com a Rede Internacional de Verificação de Fatos (IFCN), também foi criado um chatbot de verificação de fatos global no WhatsApp. O bot permite que usuários de todo o mundo analisem o banco de dados da IFCN – que conta com 4.000 boatos desmentidos –, pesquisem verificações de fatos por palavra ou frase e também descubram como entrar em contato com verificadores locais em seu país, incluindo o Brasil. O serviço está disponível em inglês e espanhol. Em breve, será disponibilizado em português. Também foram doados US$ 1 milhão à IFCN que foram direcionados para o combate à desinformação do coronavírus em todas as plataformas. Para saber mais sobre as ações realizadas pela empresa que já foram compartilhadas no InovaSocial, clique aqui. __ Créditos: Imagem Destaque – masmas / Shutterstock Compartilhe esse artigo: